quarta-feira, 24 de março de 2021

CINQUENTA ANOS DO LYNX - [M2240 - 28/2021]

Linha da Frente com três Super Lynx MK.95 da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, na BA6 - Montijo.

Em 21 de março passado, cumpriram-se os cinquenta anos do primeiro voo do helicóptero Westland Lynx, no caso, a unidade de matrícula XW835. Trata-se de um helicóptero com muito sucesso, operado por diversas forças aéreas e marinhas do mundo, de entre as quais a Marinha Portuguesa.

Voo do primeiro Lynx , há meio século. - Créditos na foto.


Portugal recebeu cinco unidades do modelo Super Lynx MK.95 em 1993 para equipar as (então) recém adquiridas fragatas Meko 200, da Classe Vasco da Gama (F330 a F332). Entretanto, com o abate da classe João Belo e a aquisição de duas unidades da Classe "Karel Doorman" (ex Marinha dos Países Baixos) , a Bartolomeu Dias (F333) e a D. Francisco de Almeida (F334), os cinco helicópteros podem operar a partir destes cinco vasos de guerra da Marinha Portuguesa.

Um Lynx da Marinha portuguesa a bordo da F333 - Bartolomeu Dias.

A chegada dos Lynx recuperou a Aviação Naval em Portugal e iniciou uma nova fase da aviação de asa rotativa no nosso país, até então apenas operada na Força Aérea. 

Entretanto, e desde 2017, a frota nacional de Lynx, agora com quase com trinta anos no ativo, está  a ser alvo de modernização, tendo as primeiras tripulações já realizado as qualificações para operar o agora redesignado Lynx MK95A.

Primeira unidade já modernizada, a 19204, ainda em testes com cores britânicas.

A entrega do primeiro helicóptero modernizado deverá ocorrer este ano de 2021, depois de alguns adiamentos.

Em síntese, o Lynx é um excelente helicóptero, rápido, versátil e fiável. O facto de ser "cinquentão" e ainda "estar aí para as curvas" só o atesta.

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>