quarta-feira, 25 de março de 2020

RECORDATÓRIO: OPERAÇÕES DOS F-16 NO AM1 MACEDA [M2109 – 27/2020]



De 10 de março a 17 de abril de 2008, os F-16 habitualmente baseados na BA5 - Monte Real, mudaram-se para o Aeródromo de Manobra nº1, em Maceda, no concelho de Ovar.
Essa mudança ficou a dever-se à realização de obras na pista do Base Aérea nº 5, facto que, evidentemente, impedia as operações aéreas.
Assim, uma boa quantidade de aviões - que incluía, obviamente, os de alerta permanente (QRA) operou, durante mais de um mês, a partir daquela infraestrutura situada a sul e a pouco mais de 30 km da cidade do Porto.
Aqui ficam algumas imagens obtidas pelo António Godinho, a quem o Pássaro de Ferro agradece a sua pronta cedência para publicação.
Como nota adicional, deve referir-se que a maioria da frota F-16 nacional da altura ainda estava no padrão OCU, como aliás as fotografias atestam e ainda com as marcas dos "Falcões" nas derivas.


Curioso este detalhe do 15106, com o canopy "dourado", facto incomum na frota Viper  nacional.



E aqui o 15114, que, a par do 15112 e 15115, foi uma das "cobaias" de um esquema que se chegou a pensar poder vir a ser implementado em toda a frota.



1 Comentários:

Unknown disse...

Ainda na versão OCU...

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>