sexta-feira, 29 de novembro de 2019

KC-390 MILLENNIUM TESTA SISTEMAS DE DEFESA ELECTRÓNICA [M2078 – 65/2019]

Teste do sistema de largada de flares do KC-390 Millennium      Foto: Sar. Bianca Viol/FAB


A Ala 3 da Força Aérea Brasileira, em Canoas (Rio Grande do Sul), foi o local de um teste inédito da aeronave multimissão KC-390 Millennium. Os três lançamentos de chaff e flares, o primeiro parcial e os dois últimos com carga completa, foram realizados no final de Outubro em dois voos, com imagens registadas a partir da rampa traseira de um C-105 Amazonas (designação local do C295M).

“O objetivo do ensaio foi realizar todas as manobras nos limites do ‘envelope’ da aeronave para garantir que, em termos de segurança, o avião possa empregar todos os chaffs e flares da melhor maneira possível”, explica o Tenente Engenheiro Rafael Macedo Trindade, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), um dos militares que acompanha os ensaios do KC-390 Millennium pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O C-105 e o KC-390 Millennium foram nivelados a cerca de 10.000 pés de altitude e a uma distância de 25 milhas – aproximadamente 40 quilómetros – da costa, permitindo a captação das imagens. Além disso, o próprio KC-390 Millennium foi equipado com câmeras que registaram o ensaio para análise. E, ainda, outra aeronave – um Phenom – foi utilizada para que houvesse captação de imagens da lateral do avião.

Lançadores de cauda 

Segundo o Gerente Operacional do Projeto KC-390 Millennium no Comando de Preparo (COMPREP), Major Aviador Reinaldo Alves da Silva, os dispositivos irradiadores de infravermelho e partículas metálicas chamados de flares e chaff, respectivamente, são contramedidas defensivas essenciais a uma aeronave militar. “O KC-390 é uma aeronave multimissão e, em algum momento, podemos ter que entrar em território inimigo. Então, esse sistema autónomo de defesa é utilizado para despistar armamentos, radares e outras aeronaves”, ressalta o Major.

O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à FAB em setembro de 2019 e está sedeado na Ala 2, em Anápolis (Goiânia). Ao todo, 28 aeronaves vão compor o acervo da Força Aérea Brasileira. Após cada certificação, as tripulações passam a operar as diversas funcionalidades do avião até atingir a capacidade final de operação (Final Operational Capability – FOC), que estará disponível em todos os KC-390 Millennium da FAB.

Portugal assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de já 5 unidades do KC-390, destinadas à Esquadra 501, no Montijo, com a primeira entrega prevista para 2023. Os equipamentos de guerra eletrónica (EW Suite) das aeronaves destinadas à Força Aérea Portuguesa foram contudo, alvo de um contrato separado com a Elbit Systems, no valor aproximado de 45M EUR.







0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>