terça-feira, 20 de junho de 2017

O FOGO, OS AVIÕES, A MENTIRA E A VERDADE (M1904 - 41/2017)

 Foto: Ejército del Aire

Hoje o dia fica marcado pela notícia - oficialmente desmentida - da alegada queda de uma aeronave de combate aos incêndios que, desde sábado passado, destroem a floresta na zona do Pinhal Interior 

     - pinhal interior é, em si mesmo uma designação falsa, na medida em que de pinhal pouco resta e deveria ser, sim "Eucaliptal Interior".

A notícia da alegada queda do Canadair, que muitos OCS difundiram e o Pássaro de Ferro partilhou, pelo que foi dito e afirmado pelas autoridades (ANPC e Governo), era falsa.
E assim sendo, ela engrossa uma tenebrosa lista de notícias falsas, disseminadas pelas redes sociais, por sites de notícias forjadas e pela onda catastrofista que, invariável e despudoradamente é cavalgada por interesses estranhos à verdade dos factos, motivados pela febre do protagonismo e dos hits que dão dinheiro.
É uma espécie de "condição abutre" que paira sobre a desgraça alheia, cobrindo-a com mais desgraça e pronta a chupar os cadáveres até aos ossos.
O papel dos órgãos de comunicação social sérios, como é o caso do Pássaro de Ferro, está, por isso, sobre permanente escrutínio e, evidentemente, exposto por inerência natural, digamos, às notícias falsas que por vezes são tremendamente "vestidas" de realidade e em que a voragem mediática frequentemente descarta os filtros devidos à sua depuração.
São tempos "estranhos" estes, proporcionados pela total abertura do espaço comunicacional, sobretudo o que assenta nas plataformas digitais globais, largada à vontade, às vontades mais variadas. Desde as mais sérias às mais estúpidas.
E a estupidez, infelizmente, está generosamente distribuída.

Edição: António Luís

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>