sexta-feira, 14 de abril de 2017

PRIMEIRO DESTACAMENTO OPERACIONAL DO F-35 NA EUROPA - Actualizado (M1889 - 26/2017)

O F-35 em treino com caças europeus como os Typhoon da imagem, deverá vir a acontecer a curto prazo
Tal como tínhamos comentado recentemente no Pássaro de Ferro, depois do primeiro destacamento operacional do F-35B fora dos EUA (mais concretamente no Japão), aguardava-se para breve a mesma situação com o F-35A na Europa.

Ontem 13 de Abril de 2017, o Pentágono anunciou finalmente o primeiro destacamento "de um pequeno número" de F-35A, a versão de aterragem convencional do Joint Strike Fighter, para exercícios de treino com os Aliados NATO.

Os caças de 5ª Geração pertencem à 388 FW de Hill, Uta, e partirão ainda este fim-de-semana dos EUA, mas o "roteiro" que irão cumprir na Europa não foi revelado.

"Este destacamento de treino significa um marco importante na progressão natural do programa F-35, permitindo à Força Aérea [dos EUA] demonstrar as suas capacidades operacionais do caça de 5ª Geração. (...) Também irá ajudar no aperfeiçoamento dos requerimentos para eventualmente basear o F-35A na Europa, o que está marcado para o início dos anos 2020", pode ler-se no comunicado de imprensa do Departamento de Defesa dos EUA.

Apesar de, tal como referido, não ter sido revelado o destino dos primeiros Lightning II deste destacamento, através deste comentário permite deduzir que uma das paragens deverá ser na base britânica de Lakenheath, onde está previsto virem a ficar baseada a primeira esquadra permanente de F-35A da USAFE.
É possível, ainda assim, que o destacamento passe por mais países, para participar em exercícios que irão decorrer nas próximas semanas.

Actualização 15/04/2017

F-35A Lightning II do 34th FS na aterragem em Lakenheath, Reino Unido      Foto: Eric Burks/USAF
Foto: Matthew Plew/USAF

Tal como referido ontem, confirmou-se a base aérea de Lakenheath como o primeiro destino do primeiro destacamento operacional dos F-35A Lightning II na Europa. O comunicado oficial da USAFE confirma de igual modo a participação em vários exercícios a decorrer em países aliados, durante as próximas semanas, no âmbito das medidas de asseguramento da Defesa da Europa.


Foto: 100th ARW

Foto: 100th ARW

Fotos do reabastecimento em voo por um KC-135 da 100th ARW de Mildenall, USAFE       Foto: 100th ARW



Durante o voo ferry desde Hill no Utá, foram transferidos quase 200.000 kg de combustível pelos reabastecedores aéreos que apoiaram o voo.
Os destacamento, composto por seis F-35A foi ainda acompanhado por um C-5 Galaxy e um C-17 para transporte de equipamento e pessoal.


Vídeo da chegada a Lakenheath

0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>