sábado, 25 de julho de 2015

Edgley Optica em Le Bourget (M1818 – 10RF/2015)


Confesso-me quasi boquiaberto quando, numa das manhãs do Salão, enquanto me dirigia pelo tarmac a caminho da minha dose diária de café, ao encontrar com um avião que julgava “perdido” nos meandros da história, o Edgley EA7 Optica, que me recordo de ver numa Aircraft Illustrated (?) dos anos 80, operado por uma das polícias metropolitanas do Reino Unido.
Ao que parece, está de volta aos céus, conforme explicou o engenheiro John Edgley que, junto com o seu piloto, Clive Davidson, voaram (em 16 de Junho) para Le Bourget com o seu aparelho de demonstração, recuperado há sete anos pela nova companhia, Aero Elvira Ltd.
O Optica, que voou pela primeira vez em 1979, teve uma produção de 25 unidades, culminou em 1987, de forma abrupta, quando a empresa foi vítima de fogo posto na fábrica. Em 2008, após onze anos de interregno, John Edgley reúne num novo projecto a equipe que trabalhou originalmente no design, construção e certificação do Optica, com novos projetos na área dos aviões ligeiros.
Atualmente há alguns Optica a voar em Inglaterra, Austrália e nos Estados Unidos, e o seu criador, John Edgley, pretende reativar o interesse na sua produção como avião de observação e vigilância, razão da sua ida a Le Bourget.
Bons voos e bons negócios!



O G-BOPO é o Edgley EA-7 Optica com o número de construtor 021.
O seu registo inicial G-BOPO, foi depois EC-438 e depois EC-FVM. Em 1993 foi registado EC-438 pela Helisureste Helicopteros del Sureste Sam, depois em 20/04/1994 registado EC-FVM pela TAS Transportes Aéreos del Sur S.A., operado para o Sefobasa 94 [Serveis Forestals de Balears S.A.] registo cancelado em Abril de 1997.
Foi adquirido em 2007 por John Edgley, chegando a North Weald ainda com as marcas espanholas e foi consequentemente reabilitado para voo
A 4 de Junho de 2008 dá-se o seu primeiro voo, e a certificação ocorre dois dias depois. Ainda esse ano apareceu pela primeira vez num festival aéreo pilotado por Clive Davidson


Rui Ferreira
Entusiasta de Aviação

Informação adicional:
http://www.aeroelvira.co.uk/
http://www.optica.co.uk/
https://en.wikipedia.org/wiki/Edgley_Optica


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>