quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

MARROCOS COLOCA F-16 NO IRAQUE (M1749 - 337PM/2014)

F-16 da Real Força Aérea de Marrocos      Foto: USAF

Rabat enviou um destacamento de F-16 para o Iraque, com o intuito de participar na luta contra o Estado Islâmico. Sendo a primeira vez que os F-16 marroquinos operam fora de portas, tem levantado alguma apreensão em Espanha.

Hoje mesmo foi anunciada através do jornal Akhabar Al Yaoum a realização dos primeiros ataques, com quatro F-16 marroquinos, contra posições do Estado Islâmico nos arredores de Bagdad no Iraque, bem como em vários outros locais não especificados.

Até ao momento não era conhecido o real estado de prontidão dos F-16 marroquinos, mas a participação em ações de guerra ofensiva, são um sinal claro de que os seus pilotos atingiram já qualificações de plena operacionalidade.

Em Espanha a atividade dos F-16 marroquinos vem sendo seguida com atenção, uma vez que os F-16 Bloco 52 marroquinos, bem como o armamento que vem sendo adquirido pelo país do norte de África recentemente, levanta preocupações, por ser considerado superior por exemplo ao dos EF-18 estacionados nas Canárias, território alvo de diferendo entre os dois países devido por exemplo ao estabelecimento dos limites oceânicos em redor do arquipélago. 

A proximidade entre Washington e Rabat, reforçada com a participação ativa de Marrocos na Coligação contra o Estado Islâmico, e o possível acesso a mais tecnologia e informação americana, ampliam igualmente o sinal de alarme em Madrid.  



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>