quarta-feira, 1 de outubro de 2014

TLP 2014-5 EM ALBACETE (M1691 - 95AL/2014)

F/A-18, Espanha.

Em 15 de setembro passado, começou mais uma edição do TLP 2014-5 - Tactical Leadership Programme, que se prolongará até ao próximo dia 10 de presente mês.
Esta edição apresenta-se como a mais importante desde que o exercício iniciou a sua presença na Base Aérea de Albacete, em relação aos países e aeronaves participantes, nomeadamente através da presença de: F-16AM da Dinamarca; F-16C/D da Turquia; Mirage 2000-5 da Grécia; Mirage 2000N de França, AMX de Itália, EF-18M Ala 12 e F/A-18 Ala 46 da Força Aérea Espanhola; Aero L-159 da República Checa; Tornados ECR da Alemanha na supressão das defesas aéreas inimigas (SEAD), bem como a presença de caças Eurofighter Typhoon da Ala 14 da FA Espanhola; da Luftwaffe/Alemanha e a da Aeronautica Militare Italiana. 

 Mirage 2000-5, Grécia.

Aero L-159, República Checa.

 AMX, Itália.

Como de costume, regista-se a presença de equipamento aéreo de Alerta Antecipado - AWACS E-3 Sentry da NATO e, na semana passada, helicópteros Super Puma da Força Aérea Espanhola, bem como de helicópteros AB-212 italianos em missões CSAR - Combat Search and Rescue.

 E-3 Sentry NATO.

Destaca-se também nesta edição uma forte presença da aeronaves turcas, através de seis caças F-16C D, três aviões de transporte C-130 Hercules, um KC-135  e um dos novos A400M. 
O curso mantém as habituais valências relativamente às missões operacionais, bem como a componente teórica de apoio às missões de voo.
O Tactical Leadership Programme ou TLP, como o próprio nome indica, não se trata apenas de um mero exercício militar, mas sim de uma organização à qual pertencem várias Forças Aéreas. Existindo desde 1978,  tem por objectivo melhorar e homogeneizar tácticas e procedimentos em operações multinacionais.
Já teve diversas "sedes", sendo que de há alguns anos para cá, está sedeado na Base Aérea de Albacete, em Espanha.

 F-16D, Turquia.

 Mirage 2000N, França.

Tornado ECR, Alemanha.

 Eurofighter Typhoon, Itália.


Texto e fotos: Alejandro de Prado (Pássaro de Ferro/Espanha)
 

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>