sábado, 11 de outubro de 2014

ACHTUNG STUKA! (M1698- 298PM/2014)

Foto: AFP via Daily Mail
Foto: AFP via Daily Mail
Foto: AFP via Daily Mail
Um raro e bem preservado bombardeiro alemão da II Guerra Mundial Junkers Ju-87 Stuka foi descoberto no Mar Adriático ao largo da Croácia, mais de sete décadas após ter sido abatido, segundo informação do Instituto Nacional de Conservação do país.
Ainda segundo a mesma entidade, os destroços do Stuka (abreviatura de Sturzkampfflugzeug - bombardeiro de voo picado em alemão) foram descobertos não muito longe da costa sul da ilha de Zirje. O avião bilugar encontra-se a uma profundidade de cerca de 27 metros.

Aspeto que deveria ter o Stuka agora encontrado no fundo do Adriático

Apesar de ser uma aeronave de conceção e produção alemã, acredita-se que esta unidade em concreto se encontrava ao serviço da Aeronautica Militare Italiana e que deverá ter sido abatida por um navio jugoslavo em abril de 1941, quando o antigo país foi invadido pelas forças do Eixo. 
"O avião está sobre o seu trem de aterragem, como se tivesse aterrado tranquilamente no fundo do mar" disse Igor Miholjek, porta-voz do Instituto à AFP.

Um dos dois únicos Ju-87 Stuka conservados no mundo no museu da RAF em Londres 


Apenas duas unidades do modelo, dentre cerca de 5700 construídas ficaram conservadas, estando em exibição em Londres e Chicago.



Fonte: War History Online
Tradução: Pássaro de Ferro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>