domingo, 14 de setembro de 2014

MIG-21 MOÇAMBICANOS TERMINARAM MODERNIZAÇÃO NA ROMÉNIA (M1674 - 220PM/2014)

MiG-21 moçambicano em voo de manutenção na Roménia       Foto: Aerostar SA

A  Aerostar SA completou o programa de revisão geral e modernização de oito caças MiG-21 da Força Aérea de Moçambique (FAM). Ao todo, seis monolugares MiG-21bis e dois bilugares MiG-21UM foram submetidos a intervenções profundas nas instalações da companhia romena em Bacau.
Antes do anúncio oficial da Aerostar a 7 de julho passado, e empresa esteve sempre bastante reticente em comentar o programa, pelo que poucos pormenores são conhecidos.
 
Foto: Aerostar SA
 
Uma vez que os MiG-21 moçambicanos não estão operacionais há cerca de 20 anos, chegou a pensar-se que se trataria de aeronaves em segunda mão de outras procedências. A Aerostar contudo, confirmou que foram de facto as células moçambicanas a ser modernizadas. Confirmaram também que o complexo pacote de trabalhos inclui a revisão de um L-39ZO Albatros de treino para a FAM e um programa completo de treino para tripulações e mecânicos. Não foi fornecida mais informação acerca da procedência do L-39, supondo-se tratar-se de uma célula em segunda mão de outra origem, uma vez que a FAM não operava o modelo até agora.
 
Foto: Aerostar SA
 
O programa de modernização dos caças começou sensivelmente há um ano atrás, tendo cada célula sido submetida a 120 dias de trabalho, destinados a levar as aeronaves alegadamente à condição de quase novas. Uma vez que estiveram paradas muito tempo, as células têm ainda muitas horas de voo disponíveis até esgotar o potencial totalmente. Receberam sistema de GPS e um moderno sistema de gravação de dados de voo.
 
Todas as oito unidades estão já em Moçambique, tendo sido as últimas duas sido despachadas da Roménia no início de julho de 2014.
 
Fonte: AFM
Tradução: Pássaro de Ferro

2 Comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Se bem que estou a comentar sete anos "atrasados", é muito interessante saber um pouco da muito rara informação do estado da força aérea de Moçambique. Será que ainda voam? Bons vôos, então.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>