terça-feira, 15 de abril de 2014

POLÓNIA E EUA REFORÇAM TREINO CONJUNTO ATRAVÉS DAS ESQUADRAS DE F-16 (M1531 - 51AL/2014)


 F-16C norte-americano, operando a partir da Base Aérea polaca de Lask. Foto: Katrina Cheesman

A Polónia continua a fortalecer as suas relações militares com os EUA, consubstanciando a cooperação entre as duas forças aéreas, através da integração das suas capacidades em missões de treino conjunto, antecipando procedimentos em hipotéticos teatros de intervenção/conflito.
A partir do momento em que a arma aérea polaca passou a operar o F-16, nos últimos dez anos, tem-se sucedido exercícios conjuntos de treino, com esquadras americanas que operam o Viper da Lockheed Martin.



 Preparação para saída de um F-16 da Polónia. Foto: Ryan Conroy

Atualmente, mais de duas centenas de homens e 12 caças F-16C atribuídos ao 31st Fighter Wing, habitualmente estacionados na Base Aérea de Aviano, na Itália, têm vindo a realizar treino conjunto como parte de um destacamento que se efetua fora da habitual base de operações, desta feita na Base Aérea de Lask, na Polónia, onde operam os F-16 polacos.

F-16D da Polónia partindo para uma missão. Foto: Ryan Conroy

Esta cooperação próxima, para além de rotineira, digamos, assumiu maior importância e peso dissuasor, a partir do momento em que a situação na Crimeia/Ucrânia se agravou, sendo a presença norte-americana em território polaco uma forma de "marcação de território e peso" no intrincado mosaico a leste.

Fonte: USAFE
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>