sábado, 19 de abril de 2014

EJECT! EJECT! EJECT! (M1544 - 129PM/2014)




Série de fotos tiradas a bordo do porta-aviões USS Enterprise (CVAN 65), que mostram os instantes imediatamente a seguir a um RF-8A Crusader do Light Photographic Squadron (VFP) 62 do destacamento 65, cair pelo lado do navio, após ter sido atingido pelos gases de escape de um A-4 Skyhawk a ser lançado, a 16 de abril de 1963. Há portanto 51 anos cumpridos esta semana.

O piloto do RF-8A, Ten.Cor. Newby Kelt, manobrava o avião em direção a um dos elevadores, para ser descido para o hangar, debaixo do convés de voo. O Crusader deslizou pelo convés escorregadio, apesar dos melhores esforços de Kelt, usando os travões e os controlos do trem de nariz para tentar parar o movimento. O RF-8 inclinou-se sobre o lado com o nariz para baixo, tendo-se ejetado Kelt horizontalmente, atingindo a água ainda no assento ejetável.

Kelt, que no ano anterior tinha estado entre os pilotos da US Navy que voaram missões de reconhecimento durante a crise dos Mísseis de Cuba, sobreviveu à ejeção a baixa altitude, sofrendo um glaucoma secundário, ao embater na água de cara para baixo.

 Fotos: US Navy



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>