segunda-feira, 14 de abril de 2014

AVIÃO BRASILEIRO INTERCETADO E DESTRUIDO NA VENEZUELA (M1527 - 48AL/2014)


 Imagem do avião destruido na Venezuela. Créditos na imagem.

Um avião Learjet 25 procedente do Brasil foi intercetado por aeronaves da Venezuela, na passada sexta-feira, dia 11 de abril e, aparentemente destruído.
A aeronave teria descolado de Breves, no estado do Pará, e chegou à Venezuela pela Guiana. O avião brasileiro estava com o transponder (equipamento que identifica a aeronave) desligado e não tinha plano de voo. O avião, depois de intercetado, chegou a pousar e o piloto e co-piloto conseguiram fugir. A aeronave foi destruída por fogo.
Ainda não se sabe se o fogo foi provocado pelo piloto e co-piloto ou por uma ação dos venezuelanos. A suspeita é de que o avião estava ao serviço de alguma atividade ilícita. O Ministério da Defesa confirmou ao jornal GLOBO a interceção do avião brasileiro na Venezuela.
A Polícia Federal e o Itamaraty estão a diligenciar no sentido de apurar o caso.

Nota Oficial da Força Aérea Brasileira:

O Comando da Aeronáutica (COMAER) foi informado, ontem (10/4), pela Defesa Aérea da Venezuela, de que uma aeronave civil brasileira, modelo Learjet 25, matrícula PT-OHD, teria sido intercetada no espaço aéreo venezuelano, suspeita de envolvimento em atividades ilícitas.
Investigações preliminares feitas pelo COMAER mostram que a aeronave teria descolado do território brasileiro, sem plano de voo aprovado pelos órgãos de controle. O avião teria entrado no espaço aéreo venezuelano com o transponder desligado. O transponder é um dispositivo eletrónico que permite a comunicação da aeronave com radares de solo e com o controle de tráfego aéreo.
A identidade da tripulação e de eventuais passageiros da aeronave, assim como as outras circunstâncias do episódio, estão a ser apuradas pelas autoridades brasileiras.

Brasília, 11 de abril de 2014.

Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

Fonte: Parceria Cavok-Brasil/Pássaro de Ferro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>