sexta-feira, 7 de março de 2014

LYNX DA MARINHA NO SAHARAN EXPRESS 2014 (M1459 - 74PM/2014)

O Super Lynx Mk.95 do destacamento Blackjack da EHM      Foto: Marinha Portuguesa

Teve início no dia 6 de março o exercício multinacional Saharan Express 2014, que inclui forças aeronavais africanas, europeias e dos EUA. Portugal está presente através da fragata NRP Bartolomeu Dias, que inclui o destacamento "Blackjack" da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, com um Super Lynx Mk.95.

Fragata Bartolomeu Dias atracada no Mindelo         Foto: Marinha Portuguesa

O exercício, levado a cabo nas águas da costa ocidental de África, tem como objetivo melhorar as práticas de cooperação, táticas e trocas de informação entre as nações participantes, de modo a elevar os níveis de segurança marítima na região. O exercício é composto de uma fase preparatória em terra e uma segunda fase no mar com a duração de uma semana, que se desenrolará em duas áreas perto das costas de Cabo Verde e do Senegal. Durante esse segundo período, serão levadas a cabo ações de treino compreendendo visitas, abordagens, buscas e apreensões, resposta médica, comunicações rádio e trocas de informação através dos centros de operações marítimas. 

Aterragem do Lynx no NRP Bartolomeu Dias        Foto: Marinha Portuguesa

A força composta por um total de 11 navios executará táticas e técnicas realistas dentro de cenários de antipirataria e contraoperações de tráfico ilícito, bem como ações de combate à pesca ilegal.
Um P-3C CUP+ da Força Aérea Portuguesa participa também no exercício a partir do aeroporto da cidade da Praia em Cabo Verde.

O exercício Saharan Express 2014 é realizado anualmente, sendo já o quarto da série a realizar-se. Nele participam além de Portugal, Marrocos, Mauritânia, Cabo Verde, Senegal, Libéria, França, Espanha, Países Baixos, Reino Unido e EUA.







2 Comentários:

Anónimo disse...

A Força Aérea tambem participa com um P-3C destacado no Aeroporto da cidade da Praia

Paulo Mata disse...

Adendado coma informação. Obg e cumprimentos.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>