quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

F-5M TIGER II NA DEFESA AÉREA DO BRASIL (M1371 - 08PM/2014)




Tal como previsto, após a retirada de serviço da frota Mirage 2000 da Força Aérea Brasileira e enquanto não chega o vencedor do programa F-X2 o Saab Gripen NG (ou uma solução intermédia entretanto conforme noticiado), a Defesa Aérea do país está entregue aos F-5 modernizados. As três Esquadras  que operam o modelo na Força Aérea Brasileira, (Rio de Janeiro, Manaus e Canoas) assegurarão o alerta a partir da Base Aérea de Anápolis (BAAN).


“A partir de primeiro de janeiro as aeronaves F-5 assumirão a defesa aérea, e tanto Anápolis quanto o Planalto Central estarão protegidos”, afirmou o brigadeiro-do-ar Luiz Fernando de Aguiar, comandante da Terceira Força Aérea (III FAE).


Com a aposentadoria do Mirage, o Esquadrão Jaguar ficou sem aeronaves. Um grupo de seis pilotos permanece em Anápolis (GO) para manter a administração da unidade, cumprir horas de voo no F-5 e participar em treinos. No futuro os militares vão compor o primeiro grupo que irá receber o novo caça Gripen NG.

Parte do efetivo já foi transferida para outras unidades, mas os que ficam aguardam com boas expectativas a chegada do novo avião.

“É uma aeronave que traz conceitos doutrinários novos, diferentes daqueles que nós utilizamos, e vai colocar a Força Aérea, com certeza, num novo patamar operacional”, ressalta o novo comandante do 1º GDA, major aviador Cláucio Oliveira Marques.


Fonte: Tecnologia & Defesa
Adaptação: Pássaro de Ferro



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>