segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

SCORPION JÁ MEXE (M1302 - 369PM/2013)

Scorpion em mais um teste de rolagem    Foto: Textron

No seguimento do anúncio em setembro passado, de que um avião de ataque ao solo e reconhecimento "low cost" está em desenvolvimento, por um consórcio liderado pela americana Textron, foram agora divulgadas notícias de que a aeronave realizou já testes de rolagem, estando o primeiro voo programado para 5 de dezembro.

Os testes estão a ser levados a cabo na pista do Centro Aeronáutico de Wichita, e têm consistido desde 25 de novembro, em taxiamento e acelerações. O primeiro voo será realizado na base aérea de McConnell  (NR: Por coincidência o local onde deveria aterrar o Boeing 747 que se enganou no aeroporto em novembro passado).

O  Scorpion, está a ser desenvolvido puramente com capitais da Textron e AirLand, sobre novos conceitos de operação e utilização, desenvolvidos por antigos oficiais da Defesa, envolvidos no projeto.

Segundo estimativas do consórcio fabricante, a utilização do Scorpion poderia poupar ao Pentágono cerca de 1000 M USD por ano, apenas em combustíveis, uma vez que missões que têm sido desempenhadas por aviões de topo como F-15, F-16 e A-10 nos últimos conflitos, poderiam perfeitamente ter sido desempenhados por aeronaves de performances inferiores, já que não têm oponentes nos céus. Para ter uma ideia de escala, o custo de operação por hora de um F-16 é de quase 25.000 USD, enquanto o Scorpion promete meros 3000 USD.

A aeronave será capaz de executar missões de informação, vigilância, reconhecimento (ISR), ataque leve, interdição aérea e patrulhamento de fronteiras, com autonomia até 5 horas de voo. Terá seis pontos fixos nas asas e uma baía com capacidade até 3000 lb de armamento ou equipamento de vigilância. A propulsão será feita por duas turbinas Honewell TF731.

Apesar de não partir de uma encomenda de um cliente, o Scorpion aposta nos emagrecidos orçamentos de Defesa, um pouco por todo o mundo, como trunfo para o seu sucesso.




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>