segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

IRAQUE COMPRA 24 KAI FA-50 (M1327 - 391PM/2013)


KAI FA-50    Foto: KAI

O Iraque assinou um contrato no valor de 1100M USD para a aquisição de 24 caças leve FA-50. O preço redundará por isso nos 46M USD por avião, mas inclui custos adicionais de treino inicial e infraestruturas. Para evitar situações passadas, inclui ainda um fornecimento generoso de peças sobressalentes.
O fabricante KAI (Korea Aerospace Industries) conta ainda fechar um contrato no valor de 1000M USD para fornecer manutenção e suporte técnico à frota dos denominados T-50IQ, ao longo de 25 anos.

Os T-50IQ servirão aparentemente na dupla função de treino avançado, recebendo os pilotos vindos dos T-6B Texan II, e também como complemento para a frota de 36 F-16IQ encomendados à Lockheed Martin. Os T-50 serão uma espécie de "F-16 light", uma vez que sendo também supersónicos, partilham muitos componentes e capacidades com o F-16, em que aliás foi baseada a conceção.
O negócio acaba por se concretizar com os sul-coreanos, num altura em que parecia perdido para o concorrente L-159 de fabrico checo.

O TA-50 está para já em serviço na Indonésia, com interesse demonstrado no modelo por Filipinas, Botswana e Chile.  A KAI espera agora com esta venda abrir as portas do Médio Oriente, com vários países que usam também o F-16, como potenciais clientes.

As entregas ao Iraque estão previstas começar em 2015/2016.

Fonte: Korea Times
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>