terça-feira, 5 de novembro de 2013

TIGRES ESPANHOIS DE REGRESSO A CASA (M1254 - 330PM/2013)

OS EC665 espanhóis são descarregados de um Antonov An-124 em Torrejón    Foto: MdDE

Os helicópteros de ataque EC665 Tigre do exército Espanhol, destacados na missão Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF) no Afeganistão, regressaram na madrugada do dia 4 de novembro a Espanha, a bordo de um Antonov An-124.

Os helicópteros de ataque chegaram ao Afeganistão no final do passado mês de março, levando a cabo missões de apoio específico às tropas espanholas, segurança de caravanas de abastecimento desde a base de apoio em Herat, ações de reconhecimento e apoio a outros contingentes.

A última missão operacional foi realizada no passado dia 13 de outubro, colocando um ponto final  em mais de oito anos de operações da Unidade de Helicópteros do Exército (ASPUHEL), destacamento de helicópteros da Força Aérea Espanhola na ISAF (HELISAF).

A ASPUHEL começou a operar em Herat com quatro helicópteros AS532 Cougar no início de 2005, aos quais se juntaram três helicópteros de transporte pesados CH-47 Chinook.

Por último, a partir de abril de 2013, foram destacados três EC665 Tigre, que aumentaram de modo significativo as capacidades da ASPUHEL.

Já a HELISAF manteve destacados vários HD-21 Super Puma, com funções de evacuações aeromédicas.

Desde o início das operações em 2005, foram realizadas 16.405 horas de voo e quase 12.000 saídas pela totalidade dos helicópteros espanhóis no Afeganistão, tendo tanto o Exército como a Força Aérea perdido duas aeronaves, um reflexo das dificuldades de operação no terreno.

Os militares espanhóis comprovaram as capacidades do EC665 em ambiente hostil e clima extremamente quente, numa altura especialmente delicada de uma operação militar: a retirada
A simples presença no entanto, de um helicóptero de ataque na proteção às forças em terra, revelou-se um fator de dissuasão poderoso, facilitando grandemente as ações a decorrer em terra.


Fonte: Ministério da Defesa Espanhol
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>