quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ROMÉNIA VENDE MIG-29 (M1256 - 332PM/2013)



A Roménia tem os seus MiG-29 restantes à venda. Dos mais de 20 caças do tipo que chegaram a equipar a Força Aérea do país, atualmente sobram 12 armazenados.

O MiG-29 foi por mais de uma década a aeronave militar mais avançada na Roménia. Os primeiros exemplares foram entregues durante os dias conturbados da revolução de 1989, que levaria à queda do regime de Ceausescu, continuando durante os anos seguintes até atingir um total de 21 unidades.

Apesar de terem o estatuto de aeronave mais avançada no país, viriam a ter vida curta na FA Romena. Falta de verbas e acima de tudo, falta de interesse do poder executivo, levaram a que fossem retirados do serviço ativo da Força Aérea, assim que o potencial de voo chegou ao fim. E nenhumas medidas foram tomadas pelo Poder para que fosse alargado.

Desde 2004 que os MiG-29 estão armazenados em condições pouco próprias na base Mihail Kogalniceanu, perto de Constanta, de onde operavam enquanto operacionais. Pouco depois, o Governo decidiu começar a fazer algum dinheiro com as "jóias" e começou a vender peças de aviões incompletos. A última entrega de componentes a um cliente estrangeiro, ocorreu há alguns meses atrás, quando a Polónia  adquiriu vários motores, para uso na sua frota.

Segundo um comunicado do Ministério da Defesa romeno, atualmente existem 12 unidades de MiG-29 sob administração da Força Aérea que, segundo fontes bem informadas, são já quase destroços, não tendo qualquer possibilidade de voltar a voar alguma vez.

Entretanto, a Roménia chegou já a acordo com o Governo português, para a aquisição de 12 unidades de F-16 da FAP, oficializando assim a passagem definitiva ao material americano, para ocupar o lugar deixado em aberto com a retirada dos MiG-29 e substituir os vetustos MiG-21 ainda em operação, na Defesa Aérea do país.


Fonte: Aviatia Magazin
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>