quinta-feira, 14 de novembro de 2013

LOBOS COM SUCESSO NO STEADFAST JAZZ 2013 (M1269 - 342PM/2013)


Tal como o Pássaro de Ferro noticiou oportunamente, um P-3C CUP+ da Esquadra 601 “Lobos” participou no exercício da NATO, Steadfast Jazz 2013 (SFJZ13), que decorreu na Polónia, entre 1 e 8 de novembro. O SFJZ13 tem como objetivo demonstrar a capacidade da futura NATO Response Force 2014 (NRF14) para idealizar, planear, destacar forças e manter a sua operação continuada em territórios de países aliados.



No contexto do exercício foi criado um cenário de conflito entre nações, no qual o P-3C CUP+ desempenhou missões importantes – Luta Anti-superficie, Mine Warfare e Luta Anti-Submarina – no apoio a meios de superfície. As capacidades desta aeronave, nomeadamente, o longo alcance, os poderosos sensores (acústicos, óticos e de radar) e o armamento específico para o ataque e destruição de ameaças de superfície e sub-superficie, revelaram-se de extrema importância para o sucesso das missões. Também a elevada concentração, gestão de esforço, empenho e trabalho em equipa dos militares do destacamento, perante situações imprevisíveis, foram determinantes para o rumo das ações e, consequentemente, dos resultados alcançados.


No decurso do exercício, a Esquadra 601 realizou mais de 25 horas de voo - ambiente diurno e noturno, projeção e retração – em missões exigentes e complexas, que permitiram não só o fomento da interoperabilidade e o treino de forças participantes, mas também a criação de sinergias entre as nações que integram a NRF14, juntamente com Portugal.
O SFJZ13 envolveu as componentes Aérea, Marítima, Terrestre e Operações Especiais e contou com a participação de cerca de 6000 efetivos, provenientes de 28 países aliados e de três nações parceiras (Suécia, Finlândia e Ucrânia).



Texto: Esq 601 via EMFA 
Adaptação: Pássaro de Ferro
Fotos: Michal Franczyk


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>