sexta-feira, 8 de novembro de 2013

EUA VOLTAM À ISLÂNDIA (M1260 - 336PM/2013)

F-15C da USAF de regresso a Keflavik    Foto:Dana Butler/USAF

Os últimos elementos do 48º Air Expeditionary Group (48ºAEG) da USAF chegaram à Islândia no dia 4 de novembro, para cumprir missões de patrulhamento aéreo naquele país da Aliança Atlântica que não possui forças próprias.

O policiamento aéreo da Islândia foi cumprido até 2006 integralmente pelos EUA. Com o fim da Guerra Fria no entanto, e a contração do orçamento de Defesa dos EUA, levaram a que a Islândia, anteriormente com localização estratégica relativamente à antiga URSS, perdesse a importância que teve em tempos.

O TCor Mark Sadler comandante do 493ºEFS  a bordo de um dos F-15C Eagle    Foto:Dana Butler/USAF

Os EUA abandonaram por isso a vigilância permanente dos céus da Islândia, passando a realizar-se de modo rotativo pelos países da NATO que disponibilizam os seus meios técnicos e humanos para o fazer, tal como aconteceu com Portugal há pouco mais de um ano atrás.

Os EUA regressam por isso a Keflavik uma vez por ano, onde outrora foi a sua base permanente, mas agora de modo temporário.

O 48º AEG é composto por mais de 200 elementos de todo unidades da USAF de todo o mundo: RAF Lakenheath, RAF Mildenhall, Sangdahlem AB, Ramsetin AB, Davis-Monthan AB, Tinker AB e Robins AB, forneceram meios técnicos e humanos para realizar o patrulhamento aéreo na Islândia.

Os F-15C estarão em alerta de 24/24 horas, contando ainda com a assistência dos KC-135 para estender a autonomia em voo e C-130J para ajuda na busca e salvamento, juntamente com a Guarda Costeira da Islândia.

Os KC-135 que vieram de Mildenhall       Foto:Dana Butler/USAF

O TenCor Lendy Renegar, comandante 48ºAEG, referiu a propósito que "em tempos de restrições orçamentais como os que vivemos, ajuda bastante quando todas as força sda NATO trabalham em conjunto. As nossas prioridades de topo são criar relacionamentos, confiança e experiência, enquanto cumprimos a nossa missão com sucesso e em segurança".

Fonte: USAFE
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>