quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AINDA OS NÚMEROS DA VENDA DOS F-16 À ROMÉNIA (M1266 - 339PM/2013)

Panóplia de armamento usado pelos F-16 portugueses

Desde o passado dia 11 de outubro que os números da venda do F-16 por parte do Estado Português à Roménia são oficialmente conhecidos, pelo menos relativamente à parte portuguesa (total de 186 M EUR).
Não deixou contudo de causar estranheza a disparidade de verbas, relativamente ao montante total a desembolsar por parte do Estado Romeno: 628 M EUR aprovados pelo Parlamento para o programa de aquisição dos F-16.

A discrepância foi  justificada com aquisições de material de apoio à operação dos sistemas de armas e construção de infraestruturas adequadas aos mesmos na Roménia.

Só recentemente contudo, foi possível levantar o véu sobre a parte que cabe aos EUA, terceira parte envolvida no negócio, como detentores de direitos de propriedade intelectual (royalties) das aeronaves envolvidas e sem a aprovação dos quais, o negócio não seria possível.

Segundo relatório da US Defense Security Cooperation Agency datado de 8 de novembro de 2013, a Roménia requisitou um pacote de armamento no valor de 457 M USD (cerca de 420 M EUR), que inclui 30 míssseis AIM-120C AMRAAM, 5 AIM-120C CATM, 60 AIM-9M Sidewinder, 4 AIM-9M CATM, 48 LAU-129 CRL, 10 GBU-12, 18 AGM-65H/KB Maverick e 4 AGM-65 CATM. 
Além do armamento, o pacote inclui ainda 13 Sistemas de GPS integrados/Sistema de Navegação por inércia (EGPS/INS), 3 pods de guerra eletrónica AN/ALQ-131, 15 sistemas multifuncionais de distribuição de informação e 2 MIDS de apoio terrestre.
Incluído no orçamento está ainda peças sobressalentes, equipamento de suporte, transporte, equipamento de suporte e teste, suporte de logística, treino de pessoal e publicações técnicas.

Apesar de estar agora mais claro o destino das verbas totais previstas no orçamento romeno, não deixa ser gritante o desequilíbrio de verbas afetas às aeronaves propriamente ditas e ao material auxiliar. Apesar de não estar explícito no relatório, será de crer que parte dos 457 M USD se destinem a compensar os EUA pelos referidos royalties.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>