quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A FORÇA AÉREA NO AÇORDIVEX 13 (M1240 - 317PM/2013)

EH101 Merlin do destacamento da Esq 751 nos Açores participa no AÇORDIVEX 13

A Força Aérea participou, no dia 25 de outubro, no simulacro AÇORDIVEX13, ao largo de Vila Franca do Campo (Ilha de S. Miguel). Este simulacro envolveu meios da Força Aérea, Marinha, Autoridade Marítima e Unidade de Medicina Hiperbárica do Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (HDES-UMHS).

Merlin em voo estacionário sobre a corveta Jacinto Cândido

O contexto do exercício tem por base o facto de os Açores serem um dos destinos de eleição para a prática do mergulho recreativo, recebendo anualmente milhares de turistas. O Arquipélago chegou mesmo a ser considerado como destino preferencial para 2014, pela Confederação Europeia das Agências de Viagens e Operadores Turísticos. Assim, definiu-se como objetivo preferencial: aferir a eficácia das capacidades e procedimentos disponíveis para apoio a eventuais acidentes de mergulho.

O simulacro decorreu nos seguintes moldes:

O Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC, Marinha) foi alertado por um operador de mergulho recreativo, que relatou um acidente com dois mergulhadores, em que um aparenta doença de descompressão e o outro está desaparecido. Solicitou depois apoio ao Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes, Força Aérea).





O RCC Lajes planeou e controlou toda a operação aérea, tendo empenhado nesta missão um Helicóptero EH101 Merlin com um médico da Base Aérea Nº 4 (Lajes) a bordo.

Após a recuperação do mergulhador, com sintomas de descompressão, o EH101 Merlin da Força Aérea, dirigiu-se para o heliporto do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, deixando o paciente aos cuidados da unidade de medicina Hiperbárica.

No local do acidente efetuaram-se buscas subaquáticas pelo mergulhador desaparecido. As buscas foram constituídas por pessoal do Grupo de Mergulho Forense dos Açores, Polícia Marítima e Mergulhadores da Armada. Junto ao local do acidente - e em apoio às operações em curso - estiveram a corveta da Marinha “Jacinto Cândido”, uma lancha da Polícia Marítima e uma lancha salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos.

Vídeo:

Texto e fotos: Força Aérea

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>