quarta-feira, 10 de julho de 2013

PRIMEIRA ATERRAGEM DE UM X-47B EM PORTA-AVIÕES (M1070 - 194PM/2013)





Hoje 10 de julho de 2013, foi concluída com sucesso a primeira aterragem de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) a bordo de um porta-aviões, com o auxílio de um cabo de travagem, tal como os aviões convencionais de uso marítimo. O feito realizou-se no super porta-aviões americano USS George Bush, ao largo da costa da Virgínia, EUA.


"Não acontece muitas vezes poder vislumbrar o futuro. Hoje a bordo do USS George Bush, tivemos essa oportunidade ao presenciar o X-47B a realizar a primeira aterragem com gancho a bordo de um porta-aviões" disse o Secretário da Marinha (americana) Ray Mabus. "Os veículos não tripulados a desenvolver, permitirão mudar radicalmente o modo como impomos a nossa presença e combatemos a partir dos nossos porta-aviões" concluiu.


O acontecimento de hoje significou a primeira vez que um veículo autónomo não tripulado e sem estabilizador vertical, aterrou com sucesso num meio naval. Este teste sucede cerca de mês e meio depois das primeiras descolagens com catapulta também em porta-aviões, realizados em maio passado, altura em que o X-47B efetuou já alguns touch & go no convés do USS George Bush. Depois de mais este sucesso, acredita-se que o programa virá a ter um grande impacto no modo como a Marinha americana integrará aeronaves tripuladas e não tripuladas em operação a bordo dos seus porta-aviões.

"Percorremos um longo caminho desde que Eugene Ely realizou a primeira aterragem com gancho a bordo de um porta-aviões, há 102 anos atrás. Os aviadores navais estiveram desde sempre na vanguarda das inovações operacionais e táticas, e hoje não foi nenhuma exceção", acrescentou Mabus. "as pessoas é que fazem a aviação não tripulada possível e serão as pessoas a aportar novas ideias e raciocínios, cruciais para o sucesso de programas como o X-47B e a aviação não tripulada do futuro".

O vídeo:
 

Fonte: US Navy
Fotos: US Navy
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>