segunda-feira, 29 de julho de 2013

GRIPENs À VENDA NA ÁFRICA DO SUL (M1103 - 222PM/2013)


Saab JAS 39 Gripen sul-africano   Foto: Frans Dely/Saab

A Força de Defesa Nacional Sul-Africana (SANDF) está alegadamente a considerar a hipótese de  alienar caças Gripen e helicópteros Agusta A109, uma vez que não tem atualmente dinheiro para os manter em uso operacional.

De acordo com uma reportagem da publicação Beeld, a frota de 18 helicópteros A109 foi ocasionalmente ativada, mas as aeronaves não chegaram a voar.

Devido a cortes no orçamento de gastos militares, os 26 caças Gripen adquiridos através de um controverso contrato, não estão também em condições de uso. Ainda segundo a mesma reportagem, a SANDF estaria  a ponderar agora vendê-los devido à falta de verbas.

O perito em assuntos militares Helmoed-Romer Heitman, sugeriu que a Força Aérea Sul Africana estaria a sofrer de uma falta de rumo de Estado, relativamente ao que pretende para as suas Forças Armadas. "Uma força aérea sem caças é um pássaro morto no contexto militar africano. Um exército sem helicópteros nem aviões de carga é um dinossauro num pântano" acrescentou numa entrevista à IOL. "Um exército sem helicópteros de ataque ou transporte tático é um pássaro sem asas. Uma marinha sem helicópteros marítimos ou aviões de patrulha marítima, está cega" concluíu.

Fonte: iafrica.com
Tradução: Pássaro de Ferro





0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>