terça-feira, 30 de julho de 2013

EUA ATRASAM ENTREGA DE F-16 AO EGITO (M1107 - 226PM/2013)

F-16D Fighting Falcon egípcio   Foto: Amy Abbot/USAF

A decisão da Casa Branca em adiar a entrega de um lote de caças F-16 ao Egito, pretende fazer ganhar tempo ao executivo de Washington, enquanto não se definem os contornos da situação política no país africano.

"Atualmente é inapropriado efetuar a entrega" declarou Josh Earnest, adido de imprensa da Casa Branca durante uma reunião com a imprensa no passado dia 25 de julho. Alegadamente, o Secretário da defesa norte-americano Chuck Hagel, terá já informado o General Abdul-Fattah el-Sisi, Chefe das Forças Armadas egípcias.
Quando confrontado com a pergunta se a decisão seria uma forma de punição aos militares egipcios, que depuseram o presidente Mohamed Morsi, Earnest referiu que "os EUA estão a rever as suas obrigações de acordo com a lei, mas que se espera que os militares egípcios continuem a mover-se na direção a um governo eleito democraticamente no país".

Foto: USAF
Os caças fabricados pela Lockheed Martin, são parte de um contrato maior do Departamento de Defesa no valor de até 3200 M USD, incluindo um total de 24 F-16C/D, armamento e peças associados. Vinte das aeronaves tinham entrega prevista para 2013.

A dificuldade em suspender totalmente a ajuda militar, mesmo em caso de golpe de estado contra um governo eleito democraticamente, está no estatuto especial de que goza o Egito, similar ao de Israel, que permite a aquisição de mais material militar do que o efetivamente pago.

Fonte: Military.com
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>