segunda-feira, 20 de maio de 2013

F-35B COMPLETA PRIMEIRA DESCOLAGEM VERTICAL (M1004 - 144PM/2013)

Protótipo do F-35B s/n BF-01 que executou a primeira descolagem vertical   Foto: Lockheed Martin


A Lockheed Martin divulgou hoje imagens da primeira descolagem vertical realizada com sucesso por um F-35B. O voo teve lugar na base aeronaval de Patuxent River no estado de Maryland, EUA, a 10 de maio de 2013.
A capacidade de descolar verticalmente, é um dos requisitos necessários para a utilização operacional dos F-35B. Apesar de não se tratar de uma capacidade de combate, as descolagens verticais são necessárias para quando é necessário reposicionar a aeronave em ambientes em que as descolagens curtas não são possíveis. Em tais situações, a aeronave, com uma quantidade limitada de combustível, poderá executar uma descolagem vertical e deslocar-se dentro de um curto raio de ação.

O feito veio trazer alguma tranquilidade à gestão do programa de desenvolvimento do modelo mais complexo dos F-35, que atravessou sérios problemas devido à complexidade do sistema de sustentação vertical, e que tem maiores atrasos, relativamente à entrada prevista inicialmente em serviço.
De recordar que o modelo A é o de aterragem e descolagem convencionais , o modelo C é destinado ao uso em porta-aviões convencionais (de catapulta e aterragem com gancho) e o modelo B de descolagem curta e aterragem vertical (STOVL) para uso a partir de porta-aviões de rampa, ou pistas curtas.

O F-35B que executou a primeira descolagem vertical do programa, foi o protótipo BF-01, no seu 286º voo.

Vídeo:


Fonte: Lockheed Martin
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>