quinta-feira, 2 de maio de 2013

A NOITE DO SILENT HAWK (M974 - 121PM/2013)

Recriação artística do "Silent Hawk"

O rotor de cauda que sobrou do lado de fora do complexo habitado por bin Laden      Foto:Autor desconhecido

Cumpridos que estão dois anos sobre a operação "Lança de Neptuno", que culminaria com a morte de bin Laden, muito pouco se sabe sobre os dois principais helicópteros envolvidos na missão.
Não fora um deles ter-se acidentado no local e nada mesmo se saberia. Do que sobrou à destruição auto-imposta pelos SEAL que realizaram a operação, as autoridades paquistanesas encarregaram-se de ocultar e remover. 

Os destroços do Silent Hawk transportados tapados para fora do local   Foto:Autor desconhecido

Algumas fotos contudo escaparam ao controlo, bem como pequenas peças, que chegaram a ser vendidas por nativos que estiveram no local, como souvenirs...
Muita controvérsia se gerou acerca da informação (ou a falta dela) divulgada pelos meios oficiais americanos, que pediram inclusive a devolução dos restos do helicóptero aos EUA.
Da análise das fotos, pouco se pode identificar como sendo parte de um UH-60 comum, apesar do número de série identificado no local, corresponder de facto a um UH-60 fabricado em 2009.
Todos os elementos visíveis no entanto, apontam para o que se conhece da tecnologia stealth, desde as formas, aos elementos de proteção das partes móveis.
Segundo fontes paquistanesas, o Governo chinês manifestou interesse em ficar de posse dos destroços, mas estes seriam mesmo devolvidos aos EUA, cerca de duas semanas após a operação.

O helicóptero de ataque RAH-66 Comanche que foi oficialmente cancelado em 2004    Foto:Sikorsky
 
Certo é que os EUA chegaram a desenvolver um helicóptero "invisível", o RAH-66 Comanche, oficialmente cancelado em detrimento dos programas de VANTs (veículos não tripulados).
A sua tecnologia contudo, não foi com certeza desperdiçada e o chamado Silent Hawk será seguramente um seu parente próximo.




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>