segunda-feira, 1 de abril de 2013

THUNDERBIRDS OVER AND OUT (M935 - 91PM/2013)

Foto:USAF
A notícia é já conhecida oficialmente desde há um mês atrás, quando os constrangimentos causados pelos cortes no Orçamento de Estado dos EUA, forçaram as chefias a cancelar todas as atividades não operacionais. 
A data de supensão é exatamente hoje, 1 de abril de 2013. E não é mentira.
Suspenso está também todo o apoio de unidades ativas, de reserva da USAF e da Guarda Aérea Nacional (ANG) a eventos públicos de aviação, o que inclui festivais aéreos, feiras, cerimónias fúnebres, voos de demonstração, voos de comemoração e até dias de base aberta, a menos que os meios presentes sejam apenas os afetos à base, e apenas em exposição estática.

Para já, a supsensão é válida até ao fim do presente Ano Fiscal (que termina a 30 de setembro) mas eventos como o Aviation Nation em Nellis, a "casa" dos Thunderbirds, marcados para novembro, foram já cancelados, tal como o Pássaro de Ferro anunciou, deixando por isso antever, que a intenção de prosseguir com os treinos da patrulha caso as verbas disponíveis assim o permitam e retomar as exibições logo que possível, tem pouca consistência prática.

A Força Aérea (USAF) reduzirá as horas de voo em 18%, num total de cerca de 203.000 horas, sendo os impactos deste cortes sentidos tanto em voos operacionais como de treino. Segundo o Chefe de Estado Maior da USAF Gen Mark Welsh III, irão ser protegidas "operações de voo no Afeganistão e outras áreas de contingência, dissuasão nuclear e treino de voo básico" e em contrapartida "cerca de dois terços das unidades operacionais irão reduzir o treino na base-mãe". Como o apoio a eventos aéreos é feito utilizando precisamente estas horas de treino disponíveis em todas as bases e unidades, a USAF não teve outra alternativa senão cancelar a sua participação.

É contudo a contra-gosto que o fazem, como deixa perceber o BrigGen Les Kodlick, chefe do gabinete de Relações Públicas da USAF: "A interação com o público é uma das missões da USAF e a comunicação e promoção junto da população, são hoje em dia mais importantes do que nunca. Mas face a cortes profundos como os que enfrentamos, não temos outra opção para já".
Deixa mais uma vez aceso o facho da esperança ao acrescentar "a USAF irá reavaliar o programa no fim do Ano Fiscal e procurar novos modos de manter os cortes, sem ter que cancelar todas as participações em eventos de aviação".

Mas para já, fez-se silêncio rádio nos Thunderbirds.

Foto: Manuel Martinez/USAF



Fonte:USAF
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro


0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>