quinta-feira, 11 de abril de 2013

RECORDAÇÕES DA BÓSNIA - I (M947 - 32AL/2013)




A última grande operação militar em solo europeu ocorreu na sempre problemática zona dos Balcãs, sobretudo depois da implosão da República Federativa da Jugoslávia, que viria a dar origem a uma série de novos países. A coligação multi-nacional que foi constituída para intervir no conflito, era formada por diversos países da NATO. Portugal integrou essa força no período de estabilização.
As zonas que permaneceram mais instáveis foram o Kosovo e a Bósnia Herzegovina e foi justamente aqui que a força portuguesa, integrante da SFOR - Stabilisation Force permaneceu em ações de estabilização de paz, depois de "sanado" o conflito armado que estabeleceu os novos equilíbrios.
Estas fotografias foram, pois, obtidas em plenas operações e revelam o dia a dia naquela zona. Estão datadas do ano 2000. Há 13 anos, portanto.


Importa referir que esta série de imagens foi obtida em Setembro de 2000, aquando da visita ao acantonamento português, do Comandante do Contingente Norte Americano.



As seguintes foram fotografias foram tiradas na "landing zone" afecta ao contingente português, no âmbito de exercícios de deployment de carga, dado que o Batalhão Português tinha na altura, a missão de reserva da SFOR, podendo, em caso de necessidade, ser "deployed" para qualquer zona do território.
De notar, a semelhança de procedimentos com o C130, com um dos artilheiros de metralhadora, ligado ao helicóptero por cabo, a confirmar a entrada em funcionamento de todos os motores do UH-60 Black Hawk e superfícies de voo..... 





O Pássaro de Ferro agradece ao Miguel Laranjeira pela cedências das imagens que ilustram esta e a seguinte edição do Pássaro de Ferro, bem com as suas "notas" que ajudam à localização no tempo e no espaço destas preciosas imagens.

Imagens: Miguel Laranjeira
Texto: Miguel Laranjeira/Pássaro de Ferro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>