segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PRINCIPE DE ASTURIAS PERTO DO FIM (M821 -08PM/2013)

Porta-aviões Príncipe de Asturias           Foto:Armada Espanhola
O porta-aviões espanhol "Príncipe de Asturias" parece ter chegado ao fim dos seus dias. O Chefe de Estado Maior da Armada fixou já em "finais de janeiro ou princípios de fevereiro"  a deslocação do navio de guerra de Cádiz para Ferrol, onde irá  a hasta pública e previsivelmente posterior desmantelamento.
Na cerimónia de desativação do um navio de reabastecimento "Cantabria", o Almirante Muñoz-Delgado informou que o "Príncipe de Asturias" se encontra em fase de "disponibilidade restringida", estando a ser retirados todos os equipamentos que não são necessários para navegação.
A despedida oficial será realizada em Rota, após o que, o navio seguirá finalmente para Ferrol, para a segunda fase de desmantelamento.
Apesar de não ter ainda havido manifestações de interesse pelo navio, a Armada espera que tal venha a suceder, tendo o comprador que assumir os custos inerentes ao processo de desmantelamento.

O porta-aviões Príncipe de Asturias, tinha uma capacidade máxima de 29 aeronaves e foi ativado a 30 de maio de 1988. Após 24 anos ao serviço da Marinha espanhola, será retirado por razões orçamentais, uma vez que a sua remodelação custaria ao Estado espanhol cerca de 100M EUR, quantia inviável em época de cortes orçamentais.
Apesar de ficar assim sem porta-aviões, a Espanha mantém ainda no ativo o porta-helicópteros Juan Carlos I, capaz também de operar aeronaves de asa fixa de aterragem vertical (STOVL) e navios anfíbios da classe Galicia, capazes de transportar e operar vários helicópteros.

Porta-helicópteros Galicia e SH-3 Sea King em primeiro plano


Fonte: Europress
Adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>