sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

DINAMARCA ENCOMENDA NOVE HELICÓPTEROS MH-60R SEAHAWK (M788 - PM139/2012)

Um SH-60F Seahwak da US Navy
 O Governo dinamarquês entregou uma carta oficial, formalizando a intenção de compra de nove helicópteros MH-60R Seahawk, no valor de 686M USD.
O modelo da Sikorsky venceu a competição com os europeus AS565 Panther da Eurocopter e AW159 Wildcat da Agusta-Westland, para substituir os seus Lynx Mk.90 em utilização na Marinha.

Lynx Mk.90    Foto:C. Thomsen/FA Dinamarquesas

O Diretor Executivo do Programa por parte dos EUA, Contra- Almirante Paul Grosklags por sua vez, aproveitou a ocasião para referir que "a aeronave (MH-60R) é o mais capaz helicóptero marítimo multi-missões" e ainda que "os pilotos dinamarqueses vão poder voar com a confiança que estas aeronaves já provaram operacionalmente no mar e usufruir da cadeia logística já em funcionamento, para assegurar que podem voar a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo".

Os helicópteros  terão configuração para luta anti-superfície, na salvaguarda dos interesses da Dinamarca no Atlântico Norte, podendo executar missões anti-pirataria e outras em destacamentos internacionais.

A Dinamarca é o segundo país a adquirir o MH-60R, depois da Austrália ter encomendado 24 unidades em 2011. Os helicópteros dinamarqueses serão entregues em 2018.

Entretanto, uma delegação de militares dinamarqueses esteve em solo americano em busca de substituto para a frota F-16, tendo realizado visitas à Lockheed Martin e Boeing. Apesar da Dinamarca ter investido já no programa F-35 e ser um dos parceiros de desenvolvimento, a aquisição final do modelo não é ainda um dado adquirido e o F-18E Super Hornet da Boeing está a merecer atenção por parte do país escandinavo, para possível substituto dos Vipers.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>