quinta-feira, 18 de outubro de 2012

FESTA AL CEL 2012 - BARCELONA (M735 - 99PM/2012)

O A-1 Skyrider francês que marcou presença em Barcelona

No passado dia 30 de setembro na Praia de Marbelha (Barcelona), levou-se a cabo a 21ª edição da Festa al Cel, o airshow de Barcelona. Este ano há que destacar que a participação não foi tão grande devido ao contexto económico que se atravessa, havendo ainda a considerar a coincidência com o  Malta Airshow nos mesmos dias, que fizeram com que o festival não brilhasse tanto como em ocasiões anteriores.
Não é por isso no entanto que se pode desprezar o trabalho da organização, já que até ao último minuto do evento, levaram a cabo um trabalho intenso, para que o mesmo não se desvirtuasse em nenhum momento, por falta de variedade de aeronaves.
 
Um dos Sukhoi Su-26 da Patrulha Repsol 3

A intenção inicial era efetuar os treinos na sexta-feira 28 de setembro a partir das 15:30h na zona de exibições, para que todos os pilotos tomassem as referencias necessárias e manter em todos os momentos a segurança necessária a este tipo de eventos. O final dos treinos estaria a cargo do Swip Team com uma demo que mistura acrobacia com pirotecnia. Há que dizer que todos estes planos foram suspensos devido ao temporal que durante essa sexta-feira caiu sobre Barcelona e arredores. Foram efetuados vários briefings para avaliar a situação durante a manhã até ao meio-dia, mas a chuva intensa e o teto de nuvens muito baixo, fizeram com que as previsões de cancelamento dos treinos se cumprissem.

No sábado, o festival deveria começar pelas 10 horas da manhã, assim a meteorologia o permitisse. Os prognósticos confirmaram-se e o sol rompia nessa manhã por entre algumas nuvens. A Organização decidiu dar início ao festival às 11 horas, aproveitando essa primeira hora entre as 10 e as 11 horas para os treinos, que não se tinham chegado a efetuar na véspera, para os pilotos que nunca se haviam exibido em Barcelona.
O festival teve por isso início às 11 horas com os Swip Team, uma atuação em parelha de peter Wells e Guy Westmore, que não deixou indiferente a ninguém. Já havia boas indicações acerca desta dupla e dos seus aviões de treino de fabrico caseiro, depois da sua presença no festival de San Nicole na Bélgica.
 
O F-16 da II Guerra Mundial: o P-51 Mustang!

A Fundação Parque Aeronáutico da Catalunha fez a sua aparição com um Zlin Z-526 Akrobat, dois Buckers Jungmann e um recém-restaurado Beech T-34 Mentor, que após várias passagens na caixa de exibição, deram lugar a um dos históricos vindo de França, um P-51 Mustang que com o "relinchar" do seu motor a máxima potência, deixou a todos de boca aberta. Uma bonita pintura prateada da USAF fazia brilhar o Sol, de cada vez que refletia na fuselagem.
 
O Airbus A320 da Vueling

Depois de alguns tonneaux e loopings, retirou-se ao aeroporto de origem em Sabadell, dando lugar a um dos "gigantes" da manhã, um A320 da companhia Vueling, que efetuou uma exibição submetendo a aeronave a limites insuspeitos para um avião comercial, de tal modo que muitos dos ali presentes continuam a perguntar-se até hoje como tal foi possível. Nicolas Ivanoff, piloto comercial e da Red Bull Air Race de origem italiana, mas radicado em França fez uma demo de 16 minutos com o seu Edge 540, em que deixou claro porque tem o curriculo que tem e os títulos e campeonatos mundiais que averbou. Uma execução excelente e fina aos comandos de uma aeronave que é levada desde o minuto inicial aos máximos Gs positivos e negativos.
Um "carrossel" de aviões e helicópteros do Aeroclub Barcelona - Sabadell tranquilizou um pouco o público, depois da exibição de Ivanoff.
 
O eterno Supermarine Spitfire
 
O Hawker Sea Fury já passou também por Portugal em 2009

Um Supermarine Spitfire e um Hawker Sea Fury de coleção privada, realizaram uma apresentação memorável fazendo recordar épocas passadas com o simples barulho dos seus motores. Um Douglas Skyrider com uma decoração de acordo com o avião e armamento simulado nos drops sob as asas, tornaram mais realista a exibição, não a centrando apenas nas manobras.
Há que destacar que quase todos estes warbirds pertencem a particulares ou coleções privadas, e muitas vezes, para não dizer sempre, são aviões extremamente raros, que merecem todos os cuidados que recebem.
O projeto Alas realizou um salto base de 15.000 pés (cerca de 5km) a partir de um EC120 Colibri, para demonstrar como se pode planar sem avião. De destacar que esta equipa de paraquedistas formada por Santi Corella, Alvaro Bulto e Toni López, tem no seu currículo, façanhas como atravessar o Estreito de Gibraltar, lançar-se na cratera do teíde (Canárias) ou realizar um salto na Antártida.
 
 
Os EC-135 da Emergência Médica e Guardia Civil

Os helicópteros da Guardia Civil do Serviço de Emergências e da Polícia Autonómica, realizaram uma exibição operativa conjunta, com várias passagens táticas demonstrando o trabalho que efetuam diariamente.
A equipa Bravo Repsol 3, anteriormente conhecida como Patrulha Culebra, composta por Castor Fantoba e Juan Velarde, ambos pilotos de acrobacia ilimitada, de reconhecido prestígio, brindaram o público com uma demo muito trabalhada e cuidada, com formações cerradas e manobras de dificuldade de execução muito alta.
Para encerrar a Patrulha Aspa, de helicópteros do Ejército del Aire, composta por instrutores da Ala 778 da escola de helicópteros com sede em Armilha Granada.
Uma exibição aguardada como "água no deserto" já que devido aos cortes orçamentais, não se esperava a presença da Força Aérea no evento.
Há que agradecer o esforço da organização, porque apesar da situação económica e das inclemências do tempo, não diminuíram o seu empenho na realização do festival, bem como ao Ejército del Aire pelo esforço que envidaram para estar presentes com os meios descritos.
Esperamos que no próximo ano todos possam assistir a este festival.

A Patrulha Aspa foi a surpresa num evento dominado pelos warbirds

Texto e fotos: Alejandro de Prado Garcia  







0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>