domingo, 24 de junho de 2012

V-22 OSPREY - O "HELIAVIÃO" (M676 - 28AL/2012)

Foto: USMC

O Bell Boeing V-22 Osprey é uma daquelas aeronaves em que, de certa forma, a realidade sempre ficou aquém do conceito.
É sem dúvida uma aeronave revolucionária, sim. Foi pensada e concebida para ser uma espécie de "sandes mista" de potenciais: 
- Potencial de um avião propeller, com boa capacidade de carga, suficientemente rápido e com raio de ação considerável no seu segmento;
- Potencial de um helicóptero, sobretudo no que toca às operações cirúrgicas e com sérias reservas de espaço.
Contudo, o Osprey ainda não é considerada uma aeronave suficientemente fiável para que, por exemplo, não tivesse sido preterida na operação que os Estados Unidos efetuaram há pouco mais de um ano atrás e que culminou na morte de Oshama Bin Laden, no Paquistão.
A operação não podia falhar e tendo em conta alguns incidentes e acidentes com o Osprey, os especialistas e os próprios militares norte-americanos entenderam por bem não arriscar. O Osprey não participou, assim, numa das mais bem sucedidas operações militares norte-americanas da sua história.

 Foto: USMC

 Foto: Kevin O'Brien

Foto: Bill Lisbon

Seja como for, ele não deixa de ser utilizado pelos Estados Unidos em algumas operações que desenvolvem, sobretudo no Afeganistão, de que estas imagens dão conta.
Independentemente dos problemas que a sua operação tem tido e que, como já se aludiu, lhe "castram" um pouco a ação, é uma aeronave revolucionária e que quebra muitos estereótipos durante muito tempo julgados inquebráveis...

 Foto: Ian Carver

Foto: Joshua Young

Foto: USMarine Corps.
Texto: © Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>