quarta-feira, 6 de junho de 2012

LION EFFORT 2012 - GRIPEN MULTI-NAÇÕES REUNIDOS (M662 - 24AL/2012)


 Formação mista de Gripen's - Foto: Jamie Hunter

Realizou-se entre 27 de março e 5 de abril passado o “Lion Effort 2012”, um exercício militar conjunto com a participação dos cinco atuais utilizadores do sistema de armas Saab JAS-39 Gripen. Este encontro teve lugar na Suécia, na Base Aérea F17, em  Ronneby, tendo reunido cerca de 30 aviões e 300 militares.
Suécia (da "casa"), República Checa, Hungria, África do Sul operaram as suas aeronaves mas a Tailândia, o outro operador do Gripen, optou por não levar até à Suécia os seus aparelhos, tendo atuado sobretudo como “observador”.

 Um Gripen Sul Africano a encaminhar-se para a descolagem. Foto: Peter Liander

 Um dos aparelhos da República Checa presentes. Foto: Saab

O exercício contou igualmente com a participação de um avião Saab 340 Erieye AEW e um avião reabastecedor  C-130, ambos da FA Sueca, bem como quatro aviões L-159 da República Checa.
A Base Aérea F17 está situada no sudoeste da Suécia e as operações aéreas ocorreram, sobretudo, sobre o Mar Báltico.

 O Saab 340 Erieye sueco...

 Aparelhos L-159 checos que também participaram no exercício.

A fase inicial do exercício consistiu em voos de familiarização na área, enquanto que o “grosso” do exercício ocorreu entre 1 e 4 de abril.
Foram voadas várias tipologias de missões de combate aéreo, bem como a posterior e necessária avaliação dessas operações. As missões foram voadas tanto por uma única nação, como por formações multi-nacionais em COMAO, por forma a agilizar e uniformizar o treino de procedimentos das tripulações, um pouco à semelhança do que acontece com exercícios em que por exemplo os F-16 da EPAF são os protagonistas.

 Um Gripen Magiar... Foto: Saab

 Parelha Sul Africana com um monolugar e um bilugar. Foto: Saab

Segundo os Generais Albert Sáfár da Força Aérea Húngara e Tsoku Khumalos da África do Sul, “o exercício cotou-se como um sucesso e permitiu muitas e proveitosas experiências aos utilizadores do avião. Podemos ver pela cara dos nossos pilotos o quão satisfeitos eles estão com estas operações conjuntas entre os países utilizadores do Gripen!” 

 Um Gripen "da casa", com pintura alusiva - Foto: Stefan Kalm

O Saab JAS-39 Gripen tem-se revelado um avião bastante “apetecido”, dado tratar-se de uma aeronave com boas características e capaz de diversos tipos de missão e que cumpre os requisitos de diversas nações no que toca à sua defesa própria, bem como no âmbito das alianças de que fazem parte.

 Descolagem de um Gripen Sul Africano, para mais uma missão no Lion Effort 2012.
Foto: Peter Liander

 Mais um dos aparelhos "da casa". Foto: Saab

Exercícios como o “Lion Effort 2012” são, portanto, muito importantes para os países envolvidos, na medida em que a troca de “know-how” lhes é muito útil na rentabilização do uso deste tipo de aeronaves.

 A tradicional "foto de família" do Lion Effort 2012. Foto: Saab


1 Comentários:

Nuno disse...

Fantásticas Fotos! Bem Haja ao Mundo da Aviação!

=)

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>