sexta-feira, 20 de abril de 2012

FUMAÇA SOBRE OS ANDES (M635-36PM/2012)


Foto: Bruno Batista

Foto: Bruno Batista

A Esquadrilha da Fumaça é a equipa acrobática da Força Aérea Brasileira. Tendo por missão representar e divulgar a Arma Aérea dentro e fora do país, está equipada atualmente com o excelente T-27 Tucano de fabrico local, cujas capacidades explora até aos limites.

Foto: Esquadrilha da Fumaça

Foto: Esquadrilha da Fumaça

Foto: Esquadrilha da Fumaça

Foto: Esquadrilha da Fumaça

Foto: Esquadrilha da Fumaça

Na demonstração típica de 35 minutos, são executadas 22 sequências de manobras em equipa, incluindo 55 acrobacias individuais. Do repertório constam o Looping em Formatura concorde, Break, Loopings Coincidentes, Parafuso Vertical Ascendente, Cruzamento com Tonneau Lento, Wingovers Simultâneos, Meio Oito Cubano, Split, Tonneau Lento, Meio Oito Cubano com Tonneau Rápido no Topo, Wingovers com Troca de Liderança, Panqueca, Estol de Badalo, Looping com Desfolhado Descendente, Cruzamento Simultâneo com 6 Aeronaves, Trevo à Direita com Tonneau Rápido no Topo, Bomba, Tonneau Barril, Meio-Looping com Retorno no Dorso, Formatura Espelho com Seis Aeronaves (manobra exclusiva da Esquadrilha da Fumaça), Tonneau de Quatro Tempos, Snap, Looping com Reversão de 90º, Coração e Dispersão em Leque, entre outras.

Foto: Bruno Batista

Foto: Bruno Batista



Isto mesmo puderam presenciar todos quantos se deslocaram recentemente à Feira de Aviação FIDAE 2012 no Chile onde realizaram oito das cerca de 100 exibições que registam em média anualmente.
O regresso proporcionou as magníficas imagens sobre os Andes que hoje apresentamos, cedidas por cortesia ao Pássaro de Ferro.

Foto: Esquadrilha da Fumaça

Foto: Esquadrilha da Fumaça

Foto: Bruno Batista

 A Esquadrilha da Fumaça, está em vésperas de celebrar 60 anos desde a sua criação, durante os quais realizou mais de 3500 demonstrações, tendo-se exibido nos céus  Lusitanos em 1984, 2004 e 2005. As comemorações previstas para o fim de semana de 12 e 13 de maio próximo, prevêem um mega espetáculo aéreo em Pirassununga, estado de São Paulo, onde está sedeada a Esquadrilha.

Foto: Bruno Batista

Para mais informações recomenda-se consultar o site das comemorações em: 


Agradecimentos: Secção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça

2 Comentários:

Ninja disse...

Que orgulho ver a esquadrilha de demonstração aérea de meu país no Pássaro de Ferro !!!!!!!

Breve com A-29 Super Tucano .

" Fumaça Já !!!!"

Paulo Mata disse...

Ninja é um prazer dar destaque a quem o merece, como é claramente o caso da Esquadrilha da Fumaça. Um abraço

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>