segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

WTD 12-01 - ESPANHA (M604-15PM/2012)


F-16C do 555th FS da USAF de Aviano - Itália em exercícios em Espanha

EF-18 da Ala 12 - Torrejón, a romper uma formação four-ship
 
Parelha de EF-18 da Ala 15 sedeada na base anfitriã - Saragoça

Terminaram recentemente os exercícios denominados WTD 12-01 (Destacamento para Treino de Forças) em Espanha, tendo como participantes os F-16 31st Operations Group, concretamente o 555th Fighter Squadron também conhecido como Triple Nickel da USAF, com base em Aviano Itália. Por parte da Força Aérea Espanhola estiveram presentes Typhoons da Ala 11 de Morón, Sevilha e EF-18 da Ala 15 de Saragoça e da Ala 12 de Torrejón, Madrid.

Estes exercícios que tiveram como ponto nevrálgico a Base Aérea de Saragoça, e como cenário de exercícios o Polígono de Tiro de Bardanas, tem como objetivo principal qualificar os pilotos da USAF em tiro ar-superfície. Aproveita-se simultaneamente a estadia dos F-16 da USAF em Saragoça para levar a a cabo o treino combinado entre pilotos americanos e espanhóis em missões ar-ar.

Os F-16C da USAF em configuração para missões ar-ar
Deve destacar-se que estes exercícios se efetuam a partir de Saragoça, devido à proximidade do campo de tiro de Bardenas, sendo as missões conjuntas da USAF com o Ejército del Aire proporcionadas pelas boas relações existentes entre estas duas forças aéreas, solidificado em ações conjuntas nos conflitos dos Balcãs e do destacamento ICARO.

Por último, a realçar que o controlo das operações e das missões esteve a cargo do Comando Aéreo de Combate que tem sede nas instalações da Base Aérea de Torrejón em Madrid.

Typhoons da Ala 11 - Morón

Texto e fotos: Alejandro de Prado

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>