sábado, 18 de fevereiro de 2012

Falcões e Jaguares, o livro (M603 - 2JM/2012)

Há tempos comprei em Monte Real, o livro "F-16 - Falcões e Jaguares", com fotografias do Paulo Mata (Pássaro de Ferro) e do André Garcez e texto do Alexandre Coutinho

O livro conta a história do F-16 nacional com texto em português e inglês, o que foi desde logo uma boa ideia, pois permite a divulgação da obra a nível internacional.

O livro teve o apoio da Força Aérea e do pessoal das Esquadras 201 e 301 e é a primeira obra em português sobre o F-16.

É raro ver em português uma obra com esta qualidade, principalmente na parte do trabalho fotográfico. As fotografias são de facto impressionantes.

O texto também está bom, mas notei alguns erros que deviam ter sido evitados numa obra destas.

Na página 14, quando o autor do texto diz que na USAF estão em serviço os F-16E/F Bloco 60, a informação está incorrecta, pois não existem na USAF F-16 do Bloco 60, só nos EAU.

Na página 11, o block 5 não foi constituído por 116 aviões como diz o texto, mas sim 126 (99A+27B). Quanto ao block 10 não foram 170 aviões, mas sim 169.

Na mesma página aparece a referência a 244 aparelhos F16C/D do Bloco 15, é erro, o Bloco 15 é da versão A, a C começa só no Bloco 25.

Ainda na mesma página quando fala do Bloco 40/42 e das inovações deste bloco refere o APG-68V, ora este radar já estava no F-16C a partir do Bloco 25

Finalmente na página 14, o texto cria grande confusão sobre o Bloco 15 OCU, pois quando fala da fusão entre a GD e a Lockheed em 93, dá a entender que o Bloco 15 OCU surgiu depois desta fusão, quando na verdade surgiu em 87/88, como o próprio texto refere mais abaixo, mas a 1ª passagem induz o leitor em erro.

São erros de pormenor, mas obviamente que o autor do texto devia ter feito uma pesquisa mais cuidada sobre o tema.

De resto, fiquei muito agradado com o livro e acho que é uma obra de referência sobre os F-16 portugueses.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>