quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

F-35 COMPLETA PRIMEIRO VOO NOTURNO (M590 - 8PM/2012)


Foto: Tom Reynolds/Lockheed Martin

Ultimamente as notícias sobre diversas etapas do F-35 Lightning II têm sido recorrentes no Pássaro de Ferro. Tal como uma criança a dar os primeiros passos, ou a dizer as primeiras palavras, também os novos aviões queimam etapas na sua progressão até terem a confiança (merecerem a confiança) para seguir em frente. Poder-se-á questionar o porquê da insistência no F-35. Para essa questão pode responder-se que é por ser o "herdeiro" natural dos nossos F-16. Apesar de não haver ainda qualquer indício de que os venha a substituir em Portugal.
Mas também porque não é todos os dias que se pode apreciar a evolução de um avião de caça com pedigree (goste-se ou não da silhueta) e porque, tal como na alegoria anterior, da evolução de uma criança, é bom ter no álbum de fotos os momentos mais importantes. Fotos que dentro de alguns anos serão históricas, como hoje o são as dos protótipos e primeiras unidades do F-16 ou de F-15.
Depois e por último, porque tão cedo não se vislumbram novos descendentes da nobre linhagem de aviões de caça norte-americanos. Basta dizer que o F-16 que começa a conhecer o seu sucessor, voou pela primeira vez há 38 anos. 
E os UAVs andam aí...

Foto: Tom Reynolds/Lockheed Martin

O primeiro voo noturno na história do Programa Lockheed Martin F-35, foi completado no dia 18 de Janeiro de 2012 na Base Aérea de Edwards, Califórnia. Tripulado pelo piloto de testes da Lockheed Martin Mark Ward, o protótipo AF-6, um F-35A (de descolagem e aterragem convencional - CTOL), descolou às 17:05 (PST) e aterrou depois do ocaso Às 18:22. A missão consistiu numa série de  aproximações à pista em ambiente de penumbra e escuridão. O piloto efetuou adicionalmente uma avaliação do sistema de iluminação do cockpit do F-35, que o mesmo classificou como "o melhor que já vi". Estes testes abriram agora caminho para reabastecimento noturno e voo em formação, mais tarde em 2012.


Foto: Tom Reynolds/Lockheed Martin

Foto: Darin Russell/Lockheed Martin
Fonte: Lockheed Martin

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>