domingo, 2 de outubro de 2011

34 ANOS DE BISONTES (M542 - 30AL/2011)


Em 15 de Setembro passado, comemoraram-se os 34 anos da criação da Esquadra 501 - "Bisontes" que, desde então, está equipada com os multifacetados e já míticos C-130 Hércules.
Ao longo destas mais de três décadas, esta esquadra e estas aeronaves têm granjeado muita admiração e respeito, um pouco por todo o mundo onde a sua "Cruz de Cristo" chega/chegou.
Desde o Kosovo ao Afeganistão, passando por África e outras partes do mundo, os C-130 são um dos bastiões de portugalidade e, sempre que há portugueses em perigo para resgatar em qualquer parte do mundo ou missões humanitárias em que o nosso país tome parte e, não esquecendo que inicialmente, foram também empregues no combate a incêndios florestais, são eles que estão na linha da frente, sempre prontos para a ação!
Os C-130 e os Homens que os operam na Esquadra 501, fazem jus à força, robustez e capacidade do animal que dá nome  à esquadra e são um  dos braços ativos da diplomacia portuguesa, onde quer que haja cidadãos nacionais ou onde as nossas forças armadas sejam chamadas a participar em ações de paz ou sua manutenção.


Recentemente, os C-130 começaram a ser pintados com um esquema cinza - um dark grey/gunship grey FS36118 - já utilizado  por outras forças aéreas da NATO e que tende a generalizar-se. Para já, apenas os aparelhos 16803 e 16806 estão já neste tom que, assim e de forma paulatina, vai substituir o tradicional e desde sempre usado esquema em dois tons de verde e o castanho, com as superfícies inferiores em cinza claro e delimitação ondulada, muito usado pela USAF no sudeste asiático.
Independentemente da sua cor, os C-130 vão continuar a ser uma das aeronaves com mais poder simbólico e emprego prático da força aérea, nas missões de busca e salvamento, patrulhamento marítimo, transporte táctico, logístico e geral e a Esquadra 501 - Bisontes como um dos mais impressivos baluartes da arma aérea nacional!





0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>