domingo, 27 de janeiro de 2008

HÉRCULES

C-130H da FAP - Foto de Pedro Gregório - Airliners.net

Acho que o meu primeiro "contacto" com o C-130 Hércules terá ocorrido no início da década de 80, tinha eu uns tenros 10 ou 11 anos.
Vivia em Penacova, numa aldeia rodeada de floresta (Pinheiros e Eucaliptos), não muito longe da Serra do Buçaco (uns escassos 10 quilometros).
Ora, num desses Verões, uma parte da Serra do Buçaco foi atingida por um grande incêndio. No seu combate estiveram envolvidos grandes meios, não tão rodeados de mediatismo como agora (os tempos eram outros...) mas, ainda assim e por se tratar de uma zona de grande riqueza florestal, muitos meios foram empenhados no combate ao fogo. Entre esses meios estava um C-130 Hércules da FAP.
A dada altura, o C-130, na sua rota para reabastecer (julgo eu), passou mesmo na vertical da minha casa, a muito baixa altitude, num das imagens mais impressivas que tenho na minha memória. Entre algum susto e a emoção de ver um "monstro" daqueles poucos metros acima do telhado, segui-o até ele desaparecer no horizonte.
Corri a perguntar ao meu pai se ele sabia o nome daquele avião e porque ia tão baixo...
O meu pai não percebia (como não percebe) um átomo de aviões. Recordo-me da resposta dele que, meio evasiva quanto ao nome do avião, foi clara quanto ao resto, misturando ignorância e desdém pelo avião. Disse ele que era um avião que a Força Aérea terá "deitado fora, por ser muito velho e que alguém aproveitou para nele pôr uns tanques para ele poder apagar fogos" como o que estava a acontecer ali perto, na Serra do Buçaco.
Lembro-me de ter ficado desconfiado e de não ter gostado nada do tom jocoso com que o meu pai se referiu ao avião.
Algum tempo mais tarde, através de uma revista Mais Alto, vim a saber e a conhecer o C-130 e o seu dispositivo (agora inactivo) de combate aos incêndios florestais e por isso percebi o que anda a fazer aquele ignoto avião a voar tão baixo por cima das casas e das matas.

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>