quarta-feira, 13 de abril de 2011

REAL THAW 2011 - BALANÇO (M492-13PM/2011)






 



Após duas semanas de intensas operações, que se desenrolaram entre 28 de Março e 8 de Abril no interior centro-norte do país, terminou o Real Thaw, edição de 2011.
Durante esse tempo, F-16, C-130, C295, EH-101 e Alouette III da FA, F-18 espanhóis, C-130 belgas, Falcon 20 britânicos e FACs (Forward Air Controller) norte-americanos, desenharam e intervieram num cenário de crise militar e humanitária de acordo com os dias de hoje e com o que se vai passando por teatros onde as Forças Armadas Portuguesas têm presença, ou podem vir a ter em futuros mais ou menos próximos.
O Real Thaw é actualmente o único exercício do tipo na Europa, permitindo treinar acções de Apoio Aéreo Aproximado (Close Air Support) com extremo realismo e eficácia, envolvendo forças de todos os ramos das Forças Armadas, tal como em operações reais.
É por isso com ambição que a Força Aérea tem vindo a promover o Real Thaw entre as suas congéneres europeias, de modo a tornar-se numa alternativa válida ao norte-americano "Green Flag" onde anualmente várias forças aéreas europeias se deslocam com custos adicionais, monetários e logísticos. A calendarização normal (primeiro trimestre) pretende ainda fornecer aos países da Europa central/norte soluções para os treinos, numa época do ano em que nesses países as operações aéreas são complicadas devido às condições meteorológicas.
Além das condições excepcionais de clima e espaço aéreo em Portugal, uma organização ao nível do que melhor existe internacionalmente, tem levado o Real Thaw a crescer em todos os aspectos desde a primeira edição em 2008.
Sendo este ano atípico em termos de forças (as operações na Líbia forçaram a alguns cancelamentos ) e calendário (devido ao FORCEVAL o Real Thaw passou de Jan/Fev para Mar/Abril), estão já no entanto confirmadas presenças adicionais em quantidade e qualidade para 2012, dando corpo ao desígnio a que a FA se propôs, de tornar o Real Thaw no maior e melhor exercício de Apoio Aéreo Aproximado na Europa.
Apesar das contingências referidas, pode dizer-se que a edição de 2011 se saldou com um enorme sucesso.

0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>