sábado, 19 de março de 2011

FORCEVAL 2011 (M482-11PM/2011)

Avaliadores nacionais durante um treino para o FORCEVAL

Durante a semana de 7 a 12 de Março de 2011, realizou-se no AM1 o FORCEVAL 2011, exercício que visa aquilatar os níveis de prontidão e eficiência das forças atribuídas à NATO, segundo os padrões estabelecidos por esta organização.
Assim, e como culminar de aproximadamente um ano de preparação, as Esquadras 201 e 301 da FA, foram submetidas a um intenso e rigoroso escrutínio por parte dos delegados da NATO, que visou avaliar as capacidades destas esquadras, bem como da logística associada para as destacar numa base avançada em ambiente hostil. Nesse sentido foram por isso avaliadas independentemente as áreas de Comando e Controlo, Operações, Logística e Protecção de Força para um destacamento autónomo das referidas esquadras.
Na avaliação são montados vários cenários críticos hipotéticos, tais como ataques inimigos com armas nucleares, químicas ou biológicas (NRBQ), acidentes, primeiros socorros, etc, tendo as forças sob avaliação que responder de modo adequado a cada situação.
Esta avaliação é realizada periodicamente com as forças atribuídas por cada país à NATO e foi realizada pela última vez em Portugal em 2003, então apenas direccionada à Esquadra 201 - Falcões.
Desta avaliação resultou que receberam ambas as Esquadras a Certificação NATO de "Mission Capable" (certificação mais alta concedida pela NATO), estando por isso doravante Falcões e Jaguares aptos a desempenhar operacionalmente, qualquer das missões que lhe possam ser atribuídas na qualidade de High Readiness Forces, dentro da Aliança Atlântica.

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>