quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A AVIAÇÃO NAVAL EM LITOGRAFIAS - parte 2 (M454 - 50PM/2010)

 Apesar da História recente ligar sobre tudo a aviação militar em Portugal à Força Aérea Portuguesa, a verdade é que também parte importante da sua história está intimamente ligada à Marinha de Guerra Portuguesa.
Embora genericamente conhecida por Aviação Naval, o ramo aéreo da Marinha, possuiu três diferentes designações desde a sua fundação em 1917 até à sua integração em 1952 na Força Aérea Portuguesa: Serviço de Aviação da Armada (1917-1918), Serviços da Aeronáutica Naval (1918-1931) e Forças Aéreas da Armada.
 Esta integração seria completada apenas em 1958, sendo neste período designada por Forças Aeronavais, ramo semi-autónomo no interior da Força Aérea.
Em 1993, após quarenta anos da sua extinção, a Marinha Portuguesa passou a possuir novamente uma Unidade de Aviação, designada por Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, que opera o Westland Super Lynx MK95.
Sediada na Base Aérea do Montijo, os Lynx são considerados elementos orgânicos das Fragatas da Classe Vasco da Gama -  “Tipo Meko 200”.
Realizada ao longo de 7 meses de intensa pesquisa e trabalho, esta colecção é uma homenagem a todos sem excepção, aqueles que dignificaram a aviação da Armada, demonstrando empenho, atitude e respeito pelos valores da Armada e de Portugal.
Citando o título de uma publicação de 1984 da autoria de Tadeu Viriato, das Edições da Armada… "julgo ser importante para todos os amantes da aeronáutica saber que houve dias em que “A Marinha Tinha Asas!”
Miguel Amaral










Os Westland Super Lynx Mk95 são a aeronave actualmente voada pela Marinha de Guerra Portuguesa


NOTA: Aconselha-se a quem quiser conhecer melhor o trabalho de Miguel Amaral a visitar os seus dois blogues, onde se pode encontrar grande parte das suas numerosas produções:

http://templarsquadron.blogspot.com/
http://flyingsketch.blogspot.com/

2 Comentários:

amg disse...

O Miguel pertence ao "Templar Squadron" ?

Unknown disse...

Sim Pertenço, Sou o fundador do Blog AMG.

Abraço

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>