sábado, 4 de dezembro de 2010

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA de ENTUSIASTAS de AVIAÇÃO (M443-45PM/2010)









A Associação Portuguesa de Entusiastas de Aviação – APEA, foi criada em 6 Março de 1998, e tem por objectivo “A promoção e divulgação da Aviação em Portugal”, conforme os seus Estatutos.
Na sua origem está a necessidade demonstrada pelos entusiastas nacionais de se reunirem sobre um mesmo tecto, defendendo o seu hobby e promovendo-o junto das autoridades aeronáuticas. Na era pré-APEA, os entusiastas encontravam-se dispersos pelo país, em pequenos grupos que não interagiam entre si. Para além disso, o desconhecimento deste hobby levava a que as autoridades aeronáuticas interpretassem mal a presença dos entusiastas nas imediações das instalações aeroportuárias e afins.
Desde a sua fundação tem proporcionado a dezenas de entusiastas da causa aeronáutica um enriquecimento dos seus  conhecimentos através da realização de diversas visitas a entidades e infra-estruturas aeroportuárias nacionais e estrangeiras. Ao organizar estas visitas, a APEA está a contribuir para o desenvolvimento da cultura aeronáutica dos apaixonados da causa aeronáutica. Nas visitas, os associados usufruem da oportunidade de fotografar as aeronaves de perto, ao mesmo que tempo que podem conversar com todos aqueles que profissionalmente lidam com aeronaves. Desta forma, os associados podem enriquecer os seus conhecimentos e respondendo às muitas dúvidas que tenham relativamente à aviação.

O fortalecimento dos laços de amizade entre os associados é outro dos bónus que as actividades desenvolvidas pela APEA proporciona. Ao longo dos vários anos de existência da Associação, muitas tem sido as fortes amizades desenvolvidas e fortalecidas pela convivência diária que este passatempo proporciona.

Um outro papel importante que os entusiastas têm é o reforço da segurança nas instalações aeroportuárias. Ao estarem presentes todos os dias nos perimetros aeroportuários nacionais, os entusiastas podem e devem actuar como uma medida disuadora de eventuais actos criminosos. A APEA espera que as autoridades encarem a presença dos entusiastas nos aeroportos como mais um parceiro na promoção da segurança e não como uma eventual ameaça.

As fotos que ilustram este pequeno artigo foram obtidas no decurso da visita da APEA à Base Aérea n.6 no Montijo, no passado dia 30 de Novembro. A APEA gostaria de aproveitar esta oportunidade que o Pássaro de Ferro nos oferece para voltar a agradecer a todos os militares que receberam os nossos associados. O nosso muito obrigado pela forma calorosa e disponibilidade para responderem a todas as nossas dúvidas.

Luís Gonçalves - Presidente da APEA 

2 Comentários:

Anónimo disse...

Espectáculo!

António Luís disse...

Senhor Presidente!

É uma honra lê-lo no Pássaro de Ferro!
Quanto às fotos, o costume! Presidenciais, digamos!...
Está tudo dito!

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>