segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ANTONOV AN- 12, UMA LENDA DO LESTE (M444 - 48AL/2010)

Regresso ao "comando" do Pássaro de Ferro, depois de três semanas de "asas cortadas", abordando uma aeronave daquelas cujo low profile não granjeia grande alarido à sua volta.
Contudo, no seu tempo, devidamente enquadrado, o AN-12, avião hoje aqui trazido à colação, foi um dos símbolos maiores da aviação de transporte militar do bloco de leste. Foi apelidado de "Hércules do Pacto de Varsóvia", já que são mais ou menos evidentes a suas semelhanças com o C-130.
Recentemente, um AN-12 passou pela Base Aérea nº 5, em Monte Real e foi devidamente captado pela objectiva de um dos "spotters associados" do Pássaro de Ferro, o Hélder Afonso.
Paralelamente, rebuscando o meu arquivo, descobri numa das enciclopédias que fizeram as delícias dos entusiastas  do final da década de oitenta, entusiasmo que se consubstanciava nestas publicações fasciculadas e quase "de bolso".
Esta, cujas imagens surgem aqui apensas, pertencem à colecção "Guias de Armas de Guerra", uns pequenos livros de capa dura, de edição brasileira, com conteúdo que fazia milagres face à ausência de fontes inesgotáveis de informação hoje tão simplesmente resumidas no termo internet. Tudo era ainda mais precioso quanto a presença do bloco de leste ainda contrabalançava a balança dos poderes político e militar, numa espécie de maniqueísmo doutrinal aplicado à escala planetária.
Eram outros tempos, cujo interesse, como tudo, era relativo, comparado com a globalização e abertura que hoje se verifica.
Quanto ao Antonov AN-12, aconselho ao duplo click sobra as duas imagens da "mini-enciplopédia". Está lá tudo bem explicado.

Duas digitalizações do "Guia de Armas de Guerra" , no seu Volume I dedicado à Força Aérea Soviética e cujo perfil do Antonov AN-12 era uma das presenças. De notar o peso histórico das imagens, no seu carácter furtivo (fotos a preto e branco e de qualidade sofrível, sendo que numa delas surje uma composição típica daqueles tempos. Um avião de leste, no caso o AN-12 a ser interceptado por um F-4 Phantom e um A-7 Corsair II da USNavy.




Registo fotográfico da passagem de um AN-12 pela BA5 - Monte Real, imagens cedidas pelo Hélder Afonso, spotter associado do Pássaro de Ferro.
De notar o clássico rasto de fumo, tão característico da maioria das aeronaves de leste.

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>