quinta-feira, 25 de novembro de 2010

FIGHTER WEAPONS INSTRUCTOR TRAINING -FWIT (M439-43PM/2010)
















Terminou o curso "Fighter Weapons Instructor Training" de 2010, mais conhecido como FWIT, realizado pela primeira vez no nosso país.
O curso que durou um total de 7 meses, teve a terceira e última fase entre 11 de Outubro e 18 de Novembro em Monte Real, dedicada a missões Ar-Solo e ao apuramento de tácticas de ataque, envolvendo missões em cenários complexos, com largada de armamento real e inerte, voos a baixa altitude, em más condições meteorológicas,  nocturnos, apoio aéreo aproximado de emergência, alvos dinâmicos, envolvendo além dos F-16, um Falcon 20 de guerra electrónica, aviões de transporte (C-130 e C-295) e helicópteros (EH-101 e Al III).
O FWIT é um curso avançado para pilotos, que devem ter pelo menos 500 horas de voo na aeronave e visa, além de formar os pilotos tacticamente, torná-los capazes de instruir futuramente os restantes pilotos da esquadra de origem.
Cada país deve contribuir com pelo menos um instrutor FWIT, um avião e um aluno para poder participar, sendo que na edição de 2010 Portugal teve dois pilotos alunos empenhados no curso. Para se poder graduar, cada aluno tem que cumprir um mínimo de 43 missões, além dos teste teóricos a realizar.
É esta a terceira vez que a Força Aérea participa neste curso, que contou à semelhança de outras edições com a Holanda (onde se situa a sede do curso), Dinamarca, Noruega e Bélgica (não participou com aviões em Portugal, tendo a Força Aérea cedido as aeronaves e sucedido o inverso na Holanda).
Para os mais distraídos, o FWIT é a versão europeia do americano Weapons Instructor Course também conhecido como Top Gun na US Navy e celebrizado pelo mítico filme homónimo.
O FWIT é o curso mais exigente para pilotos existente na Europa e ministra aos instruendos o mais alto nível de conhecimento existente e as mais proficientes aptidões de piloto de caça.
Como dizia um instrutor no referido filme: "You're the best of the best. We'll make you better!"


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>