domingo, 26 de setembro de 2010

SPOTTERS NIGHT '10 - BA6 MONTIJO (M420-33PM/2010)


Construindo já uma certa tradição no relacionamento com os spotters, entusiastas, fotógrafos de aviação e afins, realizou-se no passado dia 23 do corrente mês de Setembro na BA6 - Montijo, mais um evento destinado a facilitar contacto próximo com esses objectos de desejo que são as máquinas voadoras.
Depois de alguns eventos organizados avulso pelas esquadras individualmente, o Spotters Day  no Montijo vai já na terceira edição, desta vez com a nuance de se realizar à noite (chamando-se por isso desta vez apropriadamente Spotters Night) e proporcionar assim imagens diferentes do habitual.

Estiveram dispostas na placa junto da torre de controlo, as aeronaves sediadas na BA6 - tanto da Força Aérea como da Marinha, energizadas, portanto com luzes de navegação acesas o que contribuiu sobremaneira para embelezar as imagens captadas. Foi por isso assim possível captar imagens de C-295, C-212, EH-101, C-130 e Super Lynx com as luzes de Lisboa e Almada como pano de fundo e uma atmosférica lua cheia a completar o cenário. O acesso à torre de controlo foi também facilitado, tendo sido por isso possível uma nova perspectiva das aeronaves, quase sempre inacessível.
Reservado como surpresa pela Organização, houve passagens à vertical da Base de algumas dessas aeronaves, bem como para despedida, a colocação em marcha e rolagem das aeronaves em exposição estática.
Esta última fase seria já complementada por uma inusitada e copiosa chuva que completaria as surpresas reservadas para o serão e levaria o caldo verde tomado na Esquadra 751 ao fim da noite a saber muito melhor.

Da parte do Pássaro de Ferro, que pôde desta vez testemunhar e desfrutar das excelentes facilidades concedidas a todos os que se deslocaram à BA6 (e foram cerca de 90!), ficam os parabéns e o agradecimento à Organização do evento.
Uma palavra de apreço também, e como não podia deixar de ser, para a  Força Aérea pela salutar política de abertura para com quem nutre uma enorme admiração por essa Instituição e seus profissionais, e tenta contribuir com as suas imagens para a engrandecer e perpetuar no tempo.

Amanhã segunda parte da reportagem apenas com fotos.


NOTA: Agradecimentos mais uma vez ao Jorge Ruivo pela cedência da imagem acima, representativa dos patches alusivos aos três eventos para spotters realizados na BA6

4 Comentários:

João Santos disse...

Excelente oportunidade para fotografar as aeronaves a noite! infelizmente nao pude estar presente, mas fico contente ao ver estas belas imagens!

Abraço
Jõao

Anónimo disse...

Brutal!
PF em grande!
5513

Paulo Mata disse...

Obrigado João, hão-de haver com certeza outras oportunidades... ;)
Obrigado Rui!
Abraços

António Luís disse...

Sou sempre muito suspeito para o dizer, mas é mais um magnífico trabalho do PMata!
Sorte a do PFerro!...

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>