sexta-feira, 16 de julho de 2010

O SÍMBOLO DE UMA NAÇÃO (M400-25PM/2010)

 SEQUÊNCIA DA EXIBIÇÃO SOLO NO FUNCHAL A 2/7/2010













Após a revolução de 25 de Abril de 1974, muitos símbolos do país foram deitados abaixo, sob pretexto de serem símbolos do fascismo e da "velha senhora".

Debaixo desse fundamentalismo foram retiradas das escolas a bandeira nacional, deixou de se ensinar "A Portuguesa" e cometeram-se todo o tipo de atrocidades contra símbolos de um país, equivocamente confundidos com símbolos de um regime pretérito.

O resultado deste tipo de atitudes (por mais bem intencionadas que tenham sido) foi que toda uma geração cresceu sem símbolos da pátria, cultivando-se até um certo desprezo por tudo o que fosse nacional, num contrapeso ao isolamento a que o país tinha ficado votado durante décadas.

A patrulha "Asas de Portugal" foi no entanto, dentro deste status quo, um elemento de contra-corrente excepcionalmente bem aceite, granjeando fama e enchendo de orgulho os portugueses aquém e além fronteiras. Por essa altura, poucos símbolos representaram tão bem o país, inspiraram respeito e levaram até alguns fundamentalistas políticos mais enraizados a sentir admiração, por uma patrulha que riscava os céus com as cores da República Portuguesa.

Com o fim da frota de Cessna T-37 veio também o fim (temporário) da patrulha que conseguiu fazer esquecer ideologias políticas e foi um símbolo quando muitos deixaram de o ser.

Tal como o seu lema "O espírito nunca aterra", também dentro da Força Aérea não deixou de haver quem se empenhasse em fazer voar de novo os "Asas de Portugal" e após algumas tentativas na década de 90 ainda com 6 aparelhos e uma parelha sob outro nome para as comemorações dos 50 anos da Forças Aérea em 2002, os Asas de Portugal restabeleceriam as actuações regulares em 2005 em 2 aviões Alpha Jet camuflados.

Vestindo nova roupagem (leia-se pintura) mais apropriada às exibições a partir de 2006, a parelha continuou onde tinha sido interrompida pelas circunstâncias e retomou em pouco tempo o estatuto internacional que era seu.

Quando comprei um livro de origem suíça sobre as patrulhas acrobáticas mundiais, não pude deixar de me orgulhar das páginas dedicadas aos Asas, com o mesmo orgulho genuíno de todos os portugueses que os viram actuar alguma vez nas suas vidas.

No ano de 2010 os Asas de Portugal pareciam ir de novo deixar um vazio nos céus, mas renasceram uma vez mais, agora como exibição solo. E o público aplaudiu o regresso como sempre o fez.

Não deixa no entanto de ficar um certo sabor a pouco, para quem sabe como é o prato completo.

Fica a esperança (do verde da nossa bandeira) de que essas asas que são as asas da nação, se multipliquem e voltem a ter número a condizer com o talento de quem os voa e o orgulho de quem os vê.



 CURIOSIDADES:

Modelo de radio controlo de um Alpha Jet com as cores dos "ASAS"

Exibição da parelha em Coimbra a 11/7/2009
Formação de 4 Alpha Jet na Red Bull Air Race a 12/9/2009 no Porto

Revista SIRIUS de JUL2010  (capa de André Garcez)






4 Comentários:

Nuno Martins disse...

Passo a publicidade, quem se interessar pela história da Patrulha "Asas de Portugal" em Alpha Jet, pode visitar os Walkarounds em:

- walkarounds.home.sapo.pt
- walkarounds-ccadf.blogspot.com
- walkarounds-fotos.fotopic.net

S7alker disse...

Os asas estão de volta!

Nem que seja a solo já é algo formidável. Pode ser que no futuro dê para expandir o "prato".

Parabéns a este renascimento!

Anónimo disse...

Fotos espectaculares, muitos parabéns.
Foi o melhor solo display com uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
Continuem!!! Solo ou com mais...

Manuel Alberto

António Luís disse...

@Walkarounds:
Obviamente, um complemento que enriquece.
@S7alker:
Assim se espera!
@Manuel Alberto:
Obrigado!

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>