terça-feira, 13 de abril de 2010

O ataque à Líbia (M369-4JM/2010)


Ao cair da noite do dia 14 de Abril de 1986, vários aviões de reabastecimento levantaram voo da base aérea de Mildenhall na Grã-Bretanha. Foram seguidos por 24 F-111F de Lakenheath. Seis de reserva voltariam para trás, mas os outros dezoito carregados de bombas voaram pelo Atlântico contornando a Península Ibérica e depois viraram para leste e passaram sobre Gibraltar. O seu destino era Trípoli na Líbia.
Perto da Líbia dividiram-se em três formações para atacar vários alvos. Uma formação dirigiu-se para a base naval de Sidi Bilal, outra para o quartel de Azízia, onde morava Kadafi e outra para o aeroporto militar de Trípoli. Quando os F-111F se lançaram sobre Trípoli, as defesas aéreas líbias foram apanhadas de surpresa, mas rapidamente reagiram. Não conseguiram abater nenhum. Os aviões largaram a sua carga letal e voltaram em segurança à base.
No entanto, no regresso, um caiu no mar por razões desconhecidas e outro teve que fazer um desvio para Espanha por problemas no motor. Mas nas primeiras horas da manhã de 15 de Abril, dezasseis estavam de volta a Lakenheat. Nesse dia de manhã a notícia correu mundo.

4 Comentários:

António Luís disse...

Lembro-me bem desses dias. Já tinha 17 anos...
Se já gostava do F-111, fiquei ainda a gostar mais. Um ano depois, quando os vi,aterrados e em voo, escuros e sinistros no mítico NTM87 - Montijo, um arrepio surdo me percorreu a espinha.
Obrigado por teres recuperado esta memória!

PoesiaMGD disse...

Gostei deste blog. Deixo, por isso, um convite:

http://www.escritartes.com/forum/index.php?referredby=400

José Matos disse...

Olá António

Bem eu tinha 15 anos, mas também me lembro muito bem do ataque e das notícias sobre o mesmo...mas nesse tempo ainda não sabia o que era um F-111..eh, eh..

amg disse...

pois eu lembro-me que houve algumas «comixões» quando se viu eles a sobrevoarem a FIR Lisboa...

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>